terça-feira, 19 de novembro de 2019

Divagações 155


É de manhã que trabalham, em coisas leveiras, fátuas, com imagens estridentes de mau gosto kitsch e parolo. Noite dentro também serve para compensar insónias e a incompletude dos dias. Nos blogues e seus donos e donas administrativas.
Qual será afinal a época mais confortável de morrer? A casa VIII, astrologicamente fatal, a VI pela saúde, ou até a casa I marcando a personalidade vincada da desistência (se for o caso)? Ou ainda a XII? A ver vamos, se houver tempo útil...
Venha o diabo e escolha. Pela Primavera, ficaremos talvez com saudades da luz, pelo Inverno é a terra que estará fria e desconfortável, para nos abrigar. Felizmente, estaremos imotos e insensíveis, nessa altura definitiva, exacta.
Deus haja!

15 comentários:

  1. Divagações com interrogações, impossíveis de concretamente responder.
    Uma boa noite, sem insónias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas coisas que nunca se resolvem ou não temos tempo para as descodificarmos.
      Obrigado. Retribuo com estima.

      Eliminar
  2. Os insolúveis fazem parte do totoloto pessoal.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  3. Como deve calcular, aqui me venho esconder depois de tantos contactos devido
    ao "aniversário" do meu blogue. Discreta por natureza prefiro passar despercebida, razão pela qual e desde há muito tempo que ando para lhe fazer
    uma pergunta aproveito agora este balanço inesperado. Passo à questão. Tenho
    muito mal tratadas várias revistas "Illustração Portugueza" edição semanal
    Empreza de jornal O SÉCULO - José Joubert Chaves Editor-Medidas 29cm. de largura e 39 cms de altura. São de Fevereiro/Março e Abril/Maio/Junho de 1905.
    Resumindo não tenho coragem de lhes pegar e deitá-las no contentor. Alguém
    mesmo no mau estado em que estão as poderia, por curiosidade consultar.
    Então a minha pergunta é, sabendo que tem um alfarrabista conhecido poderia
    perguntar-lhe se aceitaria recebê-las e dar-lhes o destino que entendesse?
    Não as vendo, dou-as, pois para mim é penoso não saber o que lhes fazer.
    Gostava de ter uma opinião sua e pode crer que ficaria bastante grata.
    Há muito tempo que tenho tido vontade de lhe pôr esta questão, foi agora
    que arranjei coragem. Aguardo a sua opinião que agradeço desde já para que eu
    consiga resolver o que possivelmente qualquer outra pessoa faria, deitá-las
    pura e simplesmente no lixo. Desejo-lhe uma boa noite e agradeço a sua
    paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De momento, Maria Franco, estamos na Outra Banda e só voltaremos a Lisboa para passar o ano. Nessa altura, terei todo o gosto, quando fôr ao nº 44 da rua do Alecrim, em pôr a questão ao Bernardo Trindade e informá-la do que ele me disser sobre as suas "Illustração Portugueza". Agradeço a confiança que teve em mim.
      Renovo os parabéns para o seu Blogue e aproveito para lhe desejar, pessoalmente, um bom Natal.

      Eliminar
  4. Agradeço a sua, mais que rápida resposta .Depois de estar com este "problema"
    há tanto tempo, saber da sua disponibilidade é mesmo muito agradável e mais
    uma vez, muito obrigada. Desejo também que tenha um bom Natal. O meu, é sempre
    com a memória do meu querido pai que foi enterrado há muitos anos no dia 24
    de Dezembro. Uma boa noite lhe desejo e mais uma vez obrigada.
    Maria Júlia Franco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem as suas memórias, é uma fatalidade do acaso...
      Um bom dia.

      Eliminar
  5. Bom dia.
    Mais uma vez venho agradecer a atenção que me concede quanto à minha teimosa
    mania de dar algum possível destino ás revistas que cada vez que lhes pego
    se vão desfazendo cada vez mais. Também me tenho lembrado da Ephemera que
    aceita muita coisa antiga, e até mesmo da Biblioteca Nacional que não me
    parece estar interessada neste género de revistas. A numeração vai do
    nº 56 a 82, portanto 26, e mais uma vez digo que estão em muito mau estado.
    Como já lhe disse, o que eu devia fazer era deitá-las fora. Se me der algum
    incentivo para o fazer talvez eu consiga. Detesto esta minha maneira de ser,
    acumular livros e papéis mas nesta altura da vida tenho dificuldade em
    mudar. Peço mais uma vez que me desculpe. Desejo-lhe um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer. Também eu tenho dificuldade em me desfazer de papéis. E, por isso, não há incentivos da minha parte..:-)
      Se a BNP (confirmado pela MR) não recebe, porque tem 4 colecções completas da I. P., a Ephemera do Pacheco Pereira é uma alternativa credível - HMJ teve uma experiência prática muito boa, aqui há uns anos. Vou ver se consigo esta semana apanhar o Bernardo (ele nem sempre lá está, e a Gabriela não tem capacidade decisória) a ver o que ele diz.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    2. É obvio que tenho de agradecer a atenção que tem dado a esta questão,
      que talvez nem mereça, pelas condições em que as revistas estão.
      Vou aguardar, mas talvez a Ephemera seja a melhor alternativa final.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    3. Já falei com o Bernardo: ele recebe as IP, desde que lhas a façam chegar à r. do Alecrim. Gabriela também está ao corrente. A optar por esta solução, bastará apenas acertar um ou outro pormenor.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    4. Só agora ao fim do dia vi a sua mensagem. Irei o mais rápido
      possível entrar em contacto talvez com a D.Gabriela, para pôr
      um ponto final nesta estória que parecia não ter fim.
      Mais uma vez, agradeço. Boa noite

      Eliminar
    5. O horário nem sempre é rígido, mas relativamente garantido entre as 15h30 e as 19h00. Será de tentar Terças, Quartas ou Quintas-feiras em que está a Gabriela; às Segundas e Sextas-feiras está outra jovem, menos simpática... e que não está ao corrente do assunto.
      Se quiser e souber a data previamente, eu posso fazer um pré-aviso telefónico (21 3471857) para a r. do Alecrim, 44.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  6. O trabalho que lhe dei! Mas hoje de manhã, foi o fim desta estória.
    Telefonei, falei com a D.Gabriela mencionei o seu nome e informou-me
    que estavam abertos não fechando para almoço.Peguei no saco que ainda
    pesava alguma coisa e lá fui no autocarro 758, com os "cadáveres",
    que vão acabar desfeitos talvez para dar origem a futuras revistas ou
    livros a que alguém se vai apegar, daqui a muitos anos. Isto foi de
    lamentar por algum incómodo que lhe dei.Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi trabalho nenhum e congratulo-me que tudo tenha corrido de feição.
      Talvez ainda venha a ver algumas das ruas IP..:-)
      Uma boa noite.

      Eliminar