quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Curiosidades 77


Embora grande apreciador da obra de Camilo (1825-1890), curiosamente, nunca me interessei por primeiras edições ou raridades que tivessem saído da pena do autor de Amor de Perdição. Por maneirinhas, sempre achei graça e gosto às edições da Travessa da Queimada (devo ter aí uns 10 títulos...). Mas as iniciais edições da Parceria A.M.Pereira também concitam o meu agrado, até pela sua capa flexível e maleável.


Não sendo, nessa fase, integral quanto à bibliografia camiliana (compreende 80 volumes), a colecção abrange porém o que, de mais importante, o Escritor escreveu e publicou. Pelo início do século XX, a referida editora propunha também, ao leitor, um armário com estantes destinado a albergar todos os volumes da edição. Como se poderá ver na imagem publicitária do anúncio.


E o que me parece ter sido uma ideia original e pioneira nos propósitos de organização.

2 comentários:

  1. Nos tempos actuais, quem poderia estar interessado num armário como esse ?
    Se, por diversas razões, há poucos livros em muitos apartamentos...
    Aponto duas razões primeiras : a falta de espaço obriga a maioria a optar pela linha nórdica ) e a tecnologia computadorizada que desviou os que gostavam mais de folhear um livro em papel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo. Hoje, não há espaço para estas "sumpuosidades".
      Anda HMJ e eu a tentarmos inventar espaço para arrumar os livros que temos, e é uma aflição e desassossego pegado... E se não fosse a Ikea, ainda seria pior.

      Eliminar