domingo, 3 de novembro de 2019

Um CD por mês (7)


Se é seguro que li, ainda em 1968, a Arte de Música (Moraes Editores), de Jorge de Sena, a audição completa dos Quartetos para Violino, de Beethoven, não a consigo localizar com rigor. Talvez 1995 ou 1996.
Tinha lido algures que era o conjunto mais complexo e difícil da obra do Compositor.


E, realmente, as minhas primeiras impressões não foram, de todo, agradáveis, e tudo me soou a áspero e um pouco estranho, na sua aparente agressividade harmónica. Contudo, pouco a pouco, e ao longo dos 8 CD, nas suas 9h15 de audição, fui-me habituando à sua beleza algo selvagem.


A execução, pelo Medici String Quartet, é primorosa. E a Nimbus Records, em edição limitada, fez sair este conjunto de 8 discos no ano de 1994. A gravação decorreu de Dezembro de 1988 a Março de 1990, em Aldeburgh (Inglaterra).

4 comentários:

  1. Vou dizer um heresia: não sou uma grande apreciadora de Beethoven, mas estes quartetos de cordas... são fantásticos, ele já estava noutro planeta.
    O primeiro que ouvi, o nº 130, deve ter sido no início dos anos 80. Ainda tenho esse LP. Depois fui comprando os quartetos em CDs, mas numa gravação mais modesta que esta.
    Acho que oiço vou ouvi-los.

    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um pouco mais permissivo e conservador, em relação a Beethoven..:-)
      Ainda gosto muito dos nº 1, 4 e 5 Concertos para piano, do Allegretto da 7ª...
      Uma boa tarde.

      Eliminar
  2. Quando li este post, era para ter perguntado se esta gravação terá sido proporcionada por concertos no Festival de Aldeburgh, que nos tem 'oferecido' gravações muito boas.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparentemente, não. Terão sido registadas em estúdio.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar