A imagem acima não dará conta, nem sugere o tema deste poste. Mas foi neste terceiro volume da História da Vida Privada em Portugal (A Época Contemporânea), obra sólida e competente que adquiri através da Livraria Lumière (Porto), há tempos, que descobri dois ditos populares a que achei imensa graça e que vou citar. O primeiro tem por objectivo assegurar que o pão venha a ter bom sucesso final, depois da massa feita e depois de ir para o forno. Após desenhar três cruzes sobre o produto, a padeira dizia:
"São Mamede te levede, São Vicente te acrescente, São Romão te faça bom pão e os anjos te comerão."
O segundo exorcismo era o contraponto que respondia ao pedido de benção de uma criança, a que o adulto (pais, padrinhos...), que abençoava, dizia depois:
"Nosso Senhor te abençoe e te faça um santinho e te leve para o Céu quando fores velhinho."
(Estes dizeres vêm no livro da imagem acima, a páginas 300 e 301, respectivamente.)
Estes não conhecia, mas desde sempre me acompanha "a chover e a fazer sol estão as bruxas a comer pão mole" que a minha avó dizia sempre que tal acontecia. Vale a pena conhecer a vida portuguesa, sem dúvida!
ResponderEliminarBom dia
Lá pela casa vimaranense, em tempos de trovoada (Maio, sobretudo), quando trovejasse, havia uns dizeres a Sta. Bárbara e S. Jerónimo. Esse referido por si não conhecia eu.
EliminarBoa tarde.
Também não conhecia, e gostei particularmente do primeiro.
ResponderEliminarEm relação ao comentário da Paula, a versão que eu conheço de chuva e bruxas é bem diferente: «Sol e chuva e as bruxas a pentear-se».
Bom dia!
Estes exorcismos, de viva voz, já se perderam e só se encontram em livros. E é pena já só nos lembrarmos de muito poucas destas lengalengas...
EliminarUma boa tarde!
Bem engraçados, de facto. Boa tarde!
ResponderEliminarPelo menos, ficam por aqui registados..:-)
EliminarBoa noite.