quarta-feira, 13 de maio de 2020

Da leitura 37


Nem sempre percepciono e avalio, com suficiente concentração e rigor, pelo início de um livro a sua qualidade literária. Primórdio que serve de amostra e, muitas vezes, antecipa o futuro gosto de leitura, ou o seu contrário. Mas só por muito embotado das meninges e indiferente, é que passaria despercebido, a alguém, o singular princípio de Cenas Contemporâneas, de Camilo, ou a construção prodigiosa da floresta de Aquilino, nas primeiras páginas de A Casa Grande de Romarigães - creio eu. 
Pois, embora não sendo genial, não me pareceu mal o início de uma biografia de Justin Kaplan (1925-2014), que ele fez sobre o grande poeta norte-americano Walt Whitman (1819-1892). E como gostei do primeiro parágrafo, aqui o vou traduzir, para melhor o apreciarem:

Na Primavera de 1884 o poeta Walt Whitman comprou uma casa na desinteressante cidade de Camden, New Jersey, e com a idade de sessenta e cinco anos dormiu sob o seu próprio teto pela primeira vez na sua vida. ...

(excerto, para versão portuguesa, de Walt Whitman - A Life (Simon and Schuster, NY, 1980).

2 comentários:

  1. Embora concorde com a sua opinião quanto ao inicio do interesse por um livro
    logo nas primeiras páginas, pode acontecer que se possa perder uma excelente
    leitura. Este seu poste fez-me ir procurar "desesperadamente", por motivos
    óbvios de desarrumação, três autores que são para mim o prazer máximo
    aquando da sua leitura. José Rodrigues Miguéis, João de Araújo Correia,
    Raul Brandão e muitos mais. A música e a escrita são o meu suporte de "vida?"
    Desculpe mais uma vez, o longo comentário. Agradeço e tenha uma boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raros são os escritores que têm o condão de agarrar o leitor logo nas primeiras páginas. Lembrei-me de dois exemplos maiores, da minha experiência de leitura, como poderia ter referido o intenso final de "Directa", de Nuno Bragança. Mas, habitualmente, o envolvimento e gosto do leitor vai-se criando no andamento e envolvência de leitura. E, por isso, raramente abandono um livro a princípio - dou-lhe oportunidade e mais tempo..:-)
      Grato pelo diálogo.
      Boa tarde.

      Eliminar