terça-feira, 26 de maio de 2020

Sociedades secretas e passagem de testemunhos


A italiana e mafiosa palavra omertá vem à colação a propósito do tema, mas não só. Ao longo da minha vida, os velhos de minha estimação e proximidade sempre me referiram o enfraquecimento da sua memória, alguns a puerilidade crescente das emoções, também a insegurança, a perda de forças e o cansaço progressivo, o balbuceio da voz e a cada vez mais difícil procura de expressão, outros o tédio do dejá vu e a repetição mesma dos grandes acontecimentos. Mais raros, me confidenciaram outras fraquezas mais íntimas, perdas de controlo, reacções infantis, incontinências...
Quando chegou a minha idade biológica de velhice, humildemente, procurei informar-me e preparar-me um pouco mais: li Cícero, Beauvoir... E todos eles eram omissos. Nenhum foi capaz de me informar,( malandros!), da fraqueza das pernas que sobrevém inexorável e fatalmente com os anos!
( Para que não me acusem de corporativismo, aqui fica o aviso aos mais novos. )

12 comentários:

  1. Cícero não sei, mas a Beauvoir dava grandes caminhadas.
    Andar é o que mais falta me tem feito. Faz-me bem à cabeça.
    Tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esquerda lá vai andando, agora a direita, com frequência, dá parte de fraca..:-(
      Muito obrigado, MR.

      Eliminar
    2. Constatação de que a direita e a esquerda são fundamentais no equilíbrio do movimento ;-)

      Eliminar
    3. Mas se não fosse a esquerda! Por isso, lhe estou mais grato..:-)

      Eliminar
    4. Felizmente não me enganei na previsão da resposta :-)
      Que continue a ser um bom dia!

      Eliminar
    5. Muito lhe agradeço, bem como a suspeita..:-)

      Eliminar
  2. Vendo os que envelheciam à minha volta percebi que, chegada perto dessas idades, talvez fosse melhor ler, ver , fazer, o que me pudesse dar mais prazer. Assim vou caminhando e fazendo, fazendo e caminhando, lendo e vendo.
    Votos de um excelente dia :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo que já andei muito, mas bem gostava, agora, de ter o pé mais ligeiro..:-)
      Muitíssiumo obrigado.

      Eliminar
  3. https://youtu.be/JO7G1v-6Gg4
    O meu voto amistoso de parabéns, desejando que possa continuar
    por muito tempo a dar graças à vida. Se as pernas não ajudam,
    um bem precioso será a memória e a inteligência, coisa que me
    parece não lhe faltar. Um dia feliz e muitos mais para viver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um clássico por duas enormes intérpretes - muito obrigado.
      Com o tempo, as competências vão sempre diminuindo um pouco, pese embora o balanço ainda positivo.
      Afectuosamente grato,
      A. S.

      Eliminar