quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pinacoteca Pessoal 1 : Chaim Soutine


O Arpose inicia, hoje, uma nova secção: Pinacoteca Pessoal. Que abordará pinturas, trabalhos gráficos, gravuras e, eventualmente, esculturas de artistas que, por um ou outro motivo, sejam da minha particular predilecção. Inicio a rubrica com Chaim Soutine (1893-1943), um dos meus pintores de referência, que nasceu a 13 de Janeiro de 1893, na que é, hoje, Lituânia, mas na altura pertencia, territorialmente, à Rússia. A sua vida artística desenvolveu-se e consolidou-se na França, tendo sido grande amigo de Modigliani, que lhe fez, pelo menos, 2 retratos. Era, ao que parece, homem de mau feitio (Maurice Genevoix dixit in "O Vairão"), solitário. As suas pinceladas fortes e largas, os seus retratos torturados (mesmo quando pinta crianças, e pintou muitas) denunciam a sua marca pessoal. Os seus meninos de coro, peças de carne esventradas, as paisagens dramáticas, são seus temas recorrentes. Creio que Francis Bacon lhe deve algumas influências... Escolhi, de Chaim Soutine, o "Retrato de uma Enfermeira" (1919) que integra o acervo do Los Angeles County Museum of Art.

6 comentários:

  1. Gostei desta escolha, estranho retrato.
    Embora o Francis Bacon não esteja os meus pintores preferidos (longe disso), concordo consigo.
    E a secção promete.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, MR. Os seus comentários são sempre, para mim, um magnífico, motivador e amigo incentivo. Grato,
    A. S.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este pintor antes de o ver aqui, no Arpose. Excelente escolha para iniciar o que certamente irá ser mais uma grande série!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado,c.a.. Soutine parece-me não ser um pintor de fácil agrado. Mas tem uma obra que merece, e vale,a nossa eventual curiosidade.

    ResponderEliminar
  5. Olá garimpo sempre artistas e obras com relçao temática ao vinho,poderia me fornecer ajuda?
    Grata,
    NádiaJung.

    ResponderEliminar
  6. Só hoje dei pelo seu pedido, Nádia - não costumo voltar aos meus postes antigos.
    Creio que encontrará alguma coisa nos Impressionistas e Cubistas franceses (Braque, nomeadamente. Os Vinhos do Esporão (Alentejo - Portugal)também costumam convidar Pintores portugueses, vivos, para ilustrar esteticamente os rótulos de cada nova colheita de vinho tinto. Aí encontrará, por exemplo: Cargaleiro, José de Guimarães, Paula Rego, etc..

    ResponderEliminar