terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais 1976 (I)



As Eleições Presidenciais de 1976 foram as primeiras, democraticamente livres, realizadas em Portugal, desde há muito. No próximo dia 23 de Janeiro de 2011 realizar-se-ão as oitavas Eleições Presidenciais livres post-25 de Abril. Até lá iremos publicar umas folhas de propaganda originárias da campanha presidencial do candidato Almirante Pinheiro de Azevedo, que foi o 3º mais votado (14,37%). São muito pitorescas e, todas elas, foram executadas por Vitor Péon (1923-1991), grande desenhador de BD, e não só. Colaborou intensamente, por exemplo, no "Mundo de Aventuras". Para quem não se lembre, recordo que o vencedor das Eleições Presidenciais de 1976 foi o General Ramalho Eanes, que teve uma votação surpreendente de 61,59% dos eleitores, no conjunto dos 4 candidatos. Estas eleições tiveram lugar em 27 de Junho de 1976.

P.S.: para MR que, há algum tempo, falou destas folhas de propaganda.

5 comentários:

  1. Justamente lembrado o nome do Vitor Peon.
    Curiosamente, deviam ser coisas de miúdo, eu achava muita graça ao Alm.Pinheiro de Azevedo, designadamente pelas liberdades de linguagem...

    ResponderEliminar
  2. Estou em sintonia com as 2 suas afirmações,LB.

    ResponderEliminar
  3. As folhas de propaganda eram o máximo. E havia umas bandas-desenhadas com o Pinheiro de Azevedo trasvertido de Obélix, com o nome de Tomatix, ou algo no género.
    O Vítor Péon era um desenhador extraordinário.
    Obrigada!

    ResponderEliminar