![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpOAydzQy3D4zjiou0F3fO-idu7ppBkW1Ze9acHwOz4QnBmQJJSuJuzP5b6t6seY6-uyu6xCGhoHJ432Hzs5t7aL4VEO_TtO7Q45zVT0eAqrH_le2mF_PbWYQcvNGudnN8PEiGbvJ6xrwq/s400/Col.+Art.+Cine.+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrtafLSY_jdkjseNmDvmSFjeVUriUj-H41OVb_fTJMRVRfCgABM6vFLL-JzVUiFo3x1IG3fQdh8WHPb8k4ahXNqe20stIhh7o21lUIeBbkKY3FbXCEYfXP-qO_3-ySs9u_3Hzu2ElkNMlS/s400/Col.+Art.2+Fotos.jpg)
Mais uma colecção de cromos da Fábrica Universal de António E. Brito (Lisboa), desta vez dedicada a Artistas de Cinema. Os cromos, muito artesanais e de reprodução cromática bastante deficiente, eram no total, 156, e vinham a embrulhar caramelos que se vendiam a 1 tostão, i. e., 10 centavos. Com Esc. 1$oo, compravam-se 10 caramelos/cromos, e era uma alegria. A minha caderneta não está completa, faltam-lhe 20 cromos. Entre outros: Bette Davis, Charles Laughton, Jane Russel, John Waine e Lawrence Olivier, dos mais conhecidos, na altura. Na capa, na parte superior, pode ver-se, do lado direito, Victor Mature, e do lado esquerdo, Virginia Mayo. Na parte de baixo, do lado esquerdo, vestido de árabe, julgo que é Lawrence Olivier. A colecção creio ser do início dos anos 50 do século passado.
Mas que colecção de cadernetas de cromos!...
ResponderEliminarSe não é o Lawrence Olivier...
Ora, para os preocupados com a arrumação, preservação e conservação, confesso que este baú tem inúmeras gavetas. A fortuna pode ser grande, as casas, infelizmente, são mais pequenas.
ResponderEliminarE a procissão, MR, ainda vai no adro...
ResponderEliminarAinda bem. :)
ResponderEliminarNão possuo infelizmente esta colecção (nem um só cromo para amostra), mas aposto que o sujeito da capa, no canto inferior esquerdo, não é o Lawrence Olivier mas o Jeff Chandler. Só me lembro de ter visto o Olivier vestido de árabe uma única vez, num filme (creio que era o "Karthum", contracenando com Charlton Heston) em que fazia o papel do Madhi.
ResponderEliminarParabéns pelo blogue.
JM
Obrigado.
ResponderEliminarEmbora não possa confirmar, nem desmentir, é uma possibilidade ser, realmente, Jeff Chandler.
Com que então a fazer publicidade grátis!?...
ResponderEliminarTenho uma destas coleções de cromos surpresa completa e é uma delícia relembrar os filmes que protagonizaram e um pouco das suas carreiras. Actores venerados e bons filmes da época de Hollywood Dourada.
ResponderEliminarTenho uma destas coleções de cromos surpresa completa e é uma delícia relembrar os filmes que protagonizaram e um pouco das suas carreiras. Actores venerados e bons filmes da época de Hollywood Dourada.
ResponderEliminarÓptimo. O Arpose tem ainda imagens de uma outra colecçã de cromos de artistas de cinema.
Eliminar