quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Do que fui lendo por aí... 49

 

Não levo muito a sério as descrições de refeições ou receitas surgidas em livros de cariz policial. Mas há que referir o facto de que raramente um detective tem um cozinheiro particular em casa, como é o caso de Nero Wolfe, figura central dos policiais de Rex Stout (1886-1975). Invariavelmente, o detective de ascendência montenegrina, acompanha as refeições, ainda que sofisticadas de Fritz, com cerveja. O que, no meu entender, revela um certo mau gosto de eventual "gastrónomo", provável contágio de quem vive na América, já há muito. Pior seria, no entanto, que acompanhasse com coca-cola, esta refeição que vem descrita na página 151 (capítulo 14), de Crimes em Série (Vampiro, nº 564) que ando, intermitente, a ler há meses. Aí vai:

"Passámos o resto do dia em conferência, exceptuando o tempo para as refeições. As refeições foram deprimentes. Os borrachos marinados em natas leves, envoltos em farinha temperada com sal, pimenta, noz-moscada, tomilho e bagas de zimbro esmagadas, salteados em azeite e servidos sobre uma tosta, regados com geleia de groselha e molho de natas ao Madeira, são um dos petiscos preferidos de Wolfe, geralmente consome três, mas já o vi comer quatro. Nesse dia, eu (Archie Goodwin) quis ir comer para a cozinha, mas não. Tive que me sentar e comer os meus dois borrachos, enquanto ele debicava sombriamente as suas ervilhas, com salada e queijo. A refeição ligeira da noite de domingo foi igualmente má. Ele come geralmente qualquer coisa barrada com queijo e anchovas ou pâté de foie gras ou arenques em molho de natas azedas, mas, aparentemente, o voto incluía o peixe. Comeu bolachas com queijo e bebeu quatro chávenas de café. Mais tarde, no escritório, comeu uma taça de pecans e depois foi à cozinha buscar uma escova e uma pá para limpar as cascas que estavam sobre a secretária e o tapete."

Uma bela salgalhada, sem dúvida! Foi por isso que eu referi, no início do poste, que: não levava muito a sério as descrições de refeições  nos romances policiais.

10 comentários:

  1. Eis uma das minhas dupla favoritas nos "crimes". Foi-me apresentada por um amigo fã de policiais e eu fiquei igualmente fã. A minha história favorita é o regresso a Montenegro :)
    Embora nos possam parecer estranhas em termos de comida ou bebida, Rex Stout criou aqui uma tradição de ter momentos de refeição "sagrados". A vida fica lá fora, a refeição é o mais importante :)
    Já teve oportunidade de ver algum episódio?
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi vários episódios no passado e na televisão.
      Consultando os registos do Arpose, verifico que são 46 os policiais de Rex Stout em que Nero Wolfe entra. A Vampiro tem 41. A colecção XIS tem mais 5 Stout, não sei se algum repetido da Vampiro. O policial do regresso a Montenegro creio que é o nº 275 ("A Montanha Negra") da Vampiro.
      Um resto bom de dia!

      Eliminar
    2. Obrigada.
      Esses moram todos lá por casa :)

      Eliminar
  2. Gosto de Rex Stout, mas sempre achei o cozinheiro um bocado extravagante. «Os borrachos marinados em natas leves» não é para experimentar.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Borrachos eram apetecidos na minha mocidade, lá por casa: arroz de, e timbales. De pombos, ficou memória um recheado no "Isaura" - uma maravilha!
      Boa noite.

      Eliminar
    2. Quando estava doente faziam-me canja de borracho - um clássico. Mas esta receita entrou em desuso há muitos anos.
      Fui várias vezes ao Isaura, mas acho que nunca comi pombo.
      Bom dia!

      Eliminar
    3. Este Pombo Recheado era importado de França - nem sempre tinham. Creio que o recheio era à base de Foie Gras, que combinava magnificamente.
      Bom dia.

      Eliminar
  3. Gosto muito dos livros do Nero Wolf, mas realmente estas receitas parecem bizarras. Bom dia!

    ResponderEliminar