domingo, 11 de maio de 2014

Da toponímia regional


Da Consolação (praia) há marcas e vestígios numerosos em poemas de Ruy Belo e J. M. Fernandes Jorge. De S. Bartolomeu dos Galegos ou A-da-Gorda, porque excessivamente ruanos, não conheço memórias em escritos de gente ilustre.  Em relação a Atouguia da Baleia ou Baleal, que fica perto, há referências históricas longínquas, talvez pelos cetáceos que, por esses tempos antigos, visitavam estas paragens marítimas. Mas de Paimogo, palavra e nome de terra de que eu gosto particularmente, pouco se diz. Aprecio-a, porque me lembra o trovador Pero Meogo dos cancioneiros medievais; e, se eu estiver bem disposto, não posso deixar de me recordar das lentes garrafais de Mr. Magoo. Uma coisa não vem sem a outra...
Embora, hoje, Paimogo seja, apenas ou quase só, um forte do séc. XVII, bastante derruído. E é pena.

2 comentários:

  1. Não percebo a razão ( se é que existe razão, ou razões ), de Paimogo fazer lembrar Pero Meogo... Por acaso, um dos meus primeiros ensaios foi exatamente sobre a origem do nome Paio na toponímia... já lá vão 35 anos ( como eu estou velhote). Do Pagus ao Paio... e aqui lembro apenas a origem do nome pagão. Pagus o que se contrapõe à civitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha capacidade de associação sempre foi um pouco anarquizante, daí o ter-me feito lembrar Pero Meogo (talvez só pela fonética...) que, por sinal, até era galego. Mr. Magoo, para um observador isento e frio, ainda será uma associação mais desajustada..:-)

      Eliminar