sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lembrete 18


Aqui há muitos anos atrás, num ronceiro ferro-velho vimaranense (ou conimbricense?), que também costumava ter louças, móveis e livros, e que eu visitava, muito raramente, deparei-me com esta primeira edição (Vagão "J") de Vergílio Ferreira. O livro, truncado, tinha sofrido tratos de polé, não tinha capas e faltavam-lhe as primeiras 8 páginas, que teriam sido arrancadas. Fiquei indeciso, mas acabei por perguntar o preço - uma ninharia, disse-me o homem. E acabei por o trazer de bónus, com um rústico, mas bonito, prato roseiro, que lá comprei, na altura. Fiz-lhe umas capas artesanais, onde rabisquei uns desenhos pueris que, em nada, se comparavam à interessante capa, original, de Victor Palla. E assim ficou o livro, incompleto, na biblioteca.
Por isso, eu não poderia ficar indiferente a esta edição fac-similada. O Lembrete é que já vai tarde, porque o livro saiu ontem, com o jornal Público. Mas talvez ainda seja possível adquiri-lo, quem o quiser...

8 comentários:

  1. Gosto imenso de Vergílio Ferreira, mas não me lembro de ter lido este Vagão J. Se eu o não tiver, talvez ainda o tente comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte para a aquisição!
      Julgo que é o terceiro livro publicado por V. F. .

      Eliminar
    2. Tb me parece, segundo fui ver ontem. :)

      Eliminar
  2. Vejo que, para além dos livros, também se deixava encantar por loiças!
    O bichinho do colecionismo, do valor que damos a certos objetos, ataca de diversas maneiras. :)
    Mas é certo que os livros são objetos muito especiais...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Muito limitadamente, cara Maria..:-)
    Mas deu para encher uma parede, que ficou muito agradável à vista. A HMJ é que ainda se entusiasma, quando vê uma peça bonita.
    Votos cordiais, também, de um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Como não mandei guardar a colecção, esqueço-me e quando vou procurá-los já não há! Só comprei dois. Este gostava de comprar. Vou ver se ainda o encontro.

    ResponderEliminar
  5. ... gosto muito de Vergílio Ferreira de quem já li ( e tenho) vários livros.

    ResponderEliminar
  6. Também é dos meus autores potugueses.
    Que o consiga comprar!

    ResponderEliminar