segunda-feira, 5 de maio de 2014

Adagiário CLXXXI


Não há sábado sem sol, nem domingo sem missa, nem segunda sem preguiça.

16 comentários:

  1. Para mim não houve missa, nem preguiça.

    ResponderEliminar
  2. Também não missei...
    Mas este adágio leva água no bico.

    ResponderEliminar
  3. Foi difícil, mas teve de ser. A missa... sim, fui à "Catedral" e estava lá Jesus, ao vivo e a cores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei-me mais pelo local de nascimento e morte de Pedro, o quarto, quer-se dizer..:-)

      Eliminar
  4. Pois para mim, pode não haver sol, nem missa, mas a preguiça...é fatal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A segunda é sempre um dia difícil...compreendo-a, porque ainda me recordo..:-)

      Eliminar
  5. Bela escolha de quadro. A propósito, e salvo erro, correm este ano precisamente cem sobre o nascimento de Dourdil (pintor que tanto aprecio, e que em qualquer país normal seria muito mais consagrado). Estava capaz de apostar - apostar mesmo - que a coisa vai passar, como de costume, em claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente em Novembro, deste ano, o centenário de L. Dourdil, com quem ainda me cruzei 2 ou 3 vezes, por ser amigo de um grande amigo meu.
      Mas, por cá e infelizmente, cabe por inteiro o dito: "mais vale ter graça, do que ser engraçado". E o Pintor sempre foi um homem discreto, embora grande profissional e com estilo próprio, reconhecível.

      Eliminar
    2. Relativamente ao ano corrente em que se celebra o centenário de nascimento do pintor Dourdil, desde o dia 12 de Setembro de 2013, que reunimos com o Arquitecto Jorge Carvalho e a Drª Teresa Bispo no palácio do Machadinho em Lisboa, no intuito de restaurar o fresco do Café Império. A receptividade por parte da C.M.L, foi total no sentido de salvar a obra que é património cultural. A Gerência do Café Império, na pessoa do Sr. Paulo Relvas, que tem desde há vários anos o desejo de recuperar o mural, manifestou desde logo a sua inteira disponibilidade de igualmente participar, quer nos aspectos logísticos, quer nos custos inerentes. Neste contexto Paulo Relvas, entusiasta do trabalho, pretende que o trabalho técnico de restauro seja realizado com porta aberta ( excepto nas horas de refeições )para que essa mesma execução, necessariamente minuciosa, possa ser vista por o publico frequentador e admirador. Informamos ainda que por essa data estará patente na sala do piso inferior uma Exposição de Desenho " A harmonia e o equilíbrio do figurativo ao abstracto" Os nossos agradecimentos a todas os intervenientes (a família)
      Luís Fernando Dourdil e Antonieta Figueiredo.

      Eliminar
    3. No âmbito do Centenário, durante o ano de 2014 paralelamente ao restauro, no Café Império em Lisboa irão acontecer vários eventos como tertúlias, expo,. Palestras, e nomeadamente uma Exposição de Desenho Homenagem a Luís Dourdil na sala de refeições do piso inferior do restaurante.

      Eliminar
    4. A todos os seguidores desta Homenagem,
      https://www.facebook.com/luisdourdil?hc_location=timeline
      a todos os apreciadores de arte,a todos os frequentadores do Café Império que lastimavam o estado de degradação do Fresco
      realizado por Luís Dourdil em 1955, informo que o mesmo está a ser restaurado desde o dia 25 de Junho do corrente ano e prevê-se a sua conclusão em finais de Setembro próximo.A partir seguir-se-hão eventos que serão divulgados na página do facebook da Homenagem ao Pintor e no bloghttp://luisdourdil.blogspot.pt/

      Eliminar
  6. Era de facto a impressão que dava. Sobre a circunspecção e a reserva do homem, há até um longo texto engraçadíssimo (é de rir) do Namora, que só não lhe posso recomendar com certeza porque não lembro onde foi publicado - talvez em «Resposta a Matilde» ou algum dos «Cadernos de um Escritor». Se é que não o conhece já, claro.

    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/luisdourdil?hc_location=timeline

      "Dois ovos ao fim da tarde"______ História acerca dos 2 ovos que Dourdil comprava diariamente para as cores da pintura do Fresco do Café Império, narrado por Fernando Namora. ( Pub in Resposta a Matilde,Livraria Bertrand/1980)

      Eliminar
    2. Esta história que é verídica foi contada por Luís Dourdil ao escritor e amigo Fernando Namora no Grande hotel da Ericeira num período de férias de ambos.
      Pub in Resposta a Matilde,Livraria Bertrand/1980) pelo grande escritor Fernando Namora.

      Eliminar
    3. Para todos os que apreciam a obra do pintor Dourdil informo ainda que este conto
      "Dois ovos ao fim da tarde" ___ consta dos eventos a acontecer este ano no âmbito do Centenário.

      Eliminar
    4. Grato pelas suas copiosas e precisas achegas sobre Dourdil.
      E fico contente com a homenagem merecida, bem como pelo restauro do Mural, no Café Império.

      Eliminar