sexta-feira, 23 de maio de 2014

Apontamento 48: Narvid Kermani


[Grundgesetz, 23.5.1949 - Constituição alemã]

Tomei conhecimento, através do jornal DIE ZEIT, que o Parlamento alemão convidou Narvid Kermani para falar e assinalar os 65 anos que a Lei Fundamental da Alemanha, ou seja a Constituição do país, celebra hoje.

Narvid Kermani nasceu na Alemanha, de pais iranianos, e habilitou-se em Estudos Orientais, para além de exercer a sua actividade principal, i.e., ser escritor. A elevação do seu discurso, enaltecendo uma matriz cultural, social e política, tão arredada dos actuais responsáveis políticos do país, manteve-se e aprofundou--se, mesmo nos momentos em que o orador distribuiu críticas, fundadas e severas, aos representantes da nação, reunidos, para o efeito, no Parlamento.

Escutei, reconciliada e com gratidão, as palavras do convidado de honra, pois soube honrar a essência da Humanidade em detrimento de desvios óbvios do espírito fundador da Lei Fundamental. Houve quem não “aguentasse” a superioridade e eloquência do orador e, num gesto de rudeza e baixeza de espírito, abandonasse a sala. Nada mais, nada menos que o senhor Georg Nüsslein, vice-presidente da bancada da CDU/CSU, interpretando, porventura, o que vinha na alma da chefe máxima.

Gravei o texto para memória presente e futura, deixando o endereço para quem quiser e conseguir aceder a um belíssimo discurso, infelizmente em alemão [www.bundestag.de/dokumento/textarchiv/2014/-/280688].

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário