sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cronologia e afinidades


Há muito de natural que nasce, em nós, das decisões primeiras e matriciais. E, depois, continua, porque está certo e está de acordo com o nosso sentimento ou razão mais profundos.
A ordem cronológica (e de cima para baixo) sempre presidiu à minha arrumação dos livros. Pela quantidade, a certa altura, tive necessidade de criar espaços distintos para as várias temáticas: Literatura portuguesa (subdividida em prosa e poesia), História, Ensaio e Filosofia, Literaturas estrangeiras, Monografias, etc. Com os policiais, à parte, numa pequena estante que me vem da juventude.
E, hoje, lembrei-me destes factos por causa de uma citação inserida na crónica de António Guerreiro, na revista ípsilon. Regista ele: "...Nela (Biblioteca de Warburg), os livros estavam ordenados não pelas regras da biblioteconomia mas segundo o «princípio de boa vizinhança»..." Pois eu faço o mesmo, principalmente, com os autores portugueses: Sá de Miranda, na prateleira, está entre Bernardim Ribeiro e Diogo Bernardes; Herculano com Garrett, Alberto de Oliveira fica junto de António Nobre (foram grandes amigos), Herberto Helder na companhia de O'Neill e Cesariny. Até as minhas poucas coisas ficam ao lado dos livros do meu bom amigo António...

para MR, que bem compreenderá...

4 comentários:

  1. A minha arrumação tb era a cronológica e por temáticas, mas na última arrumação da literatura (que se encontra tb subdividida por género), arrumei-a toda por ordem alfabética. Assim como a minha estantezinha sobre Lisboa.
    No ano passado, quando fiz esta arrumação, coloquei junto dos autores os estudos sobre os autores, o que facilita a procura.
    A História e a Filosofia continuam por ordem cronológica, mas a verdade é que, principalmente a última, têm sido pouco aumentadas. Graças aos deuses!...
    Hei de ler o artigo de António Guerreiro.
    Obrigada! Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um amigo meu que também usa a ordem alfabética, na arrumação de livros, que também me parece bem, embora não seja a minha preferência.
      Bom resto de domingo!
      E boa semana!
      (Que eu vou estar "ausente" por uns dias: sem rede, quer da net, quer no telemóvel...)

      Eliminar
  2. Invejo quem consegue encontrar sempre o que pretende, por ter estantes arrumadas.
    Eu bem tento...

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase sempre encontro...
      Como não tenho rede, decerto, só "piarei" de novo em Junho.
      Boa semana!

      Eliminar