sábado, 23 de julho de 2011

Equidade e Ética

Após a escrita do texto sobre Hans e Sophie Scholl, reencontrei o livro sobre a "Rosa Branca", numa edição do Fischer Verlag de 1964. Curiosamente, e para além de me confrontar com os próprios sublinhados da época, deparei-me, novamente, com uma citação de Johann Gottlieb Fichte.


[1762 - 1814]

"Deverás agir [na tua vida] como se o destino da causa alemã
dependesse de ti e dos teus actos
e a responsabilidade fosse tua."

Apesar de esta máxima ter acompanhado, mentalmente, a minha vida, já não me lembrava onde e quando tinha lido conselho tão marcante. Ora, a citação consta do livro acima citado, fazendo parte de um "esboço de defesa" do Professor Huber, catedrático de Filosofia da Universidade de Munique, assassinado em 13.7.1943 no âmbito do processo sumário contra o movimento da "Rosa Branca".
[Confesso que não conheço a restante obra de J. G. Fichte, embora admitindo algumas polémicas, objecto de estudos que aqui não têm cabimento.]
Ora, a escolha da citação pelo Professor Huber para a sua defesa, e com a devida diferença de regimes da Alemanha de então e da República Portuguesa actualmente, encaminhou-me para pensamentos tristes.


Perante tudo o que o símbolo acima reproduzido devia significar, e notícias hoje divulgadas sobre benesses do Governo Regional da Madeira, concluí que altos representantes do Estado não tiveram, infelizmente, acesso à máxima de J. G. Fichte. Recomendo-lhes, por isso, a leitura do livro acima citado. E, na ausência de ética e abertura mental para palavras tão elevadas, que não abusem da equidade e da dignidade dos outros cidadãos.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. A citação é óptima, mas o portuguesinho... Até na rua, nas mais pequenas atitudes de civilidade está-se nas tintas para o próximo. E nas estradas. Temos um longo caminho a percorrer.

    ResponderEliminar
  2. Para MR,
    sobretudo quando o exemplo, que vem de cima, é o que a gente sabe.

    ResponderEliminar