terça-feira, 19 de julho de 2011

Elixir de Longa Vida


Os ginásios, as clínicas geriátricas de rejuvenescimento, as ervanárias têm proliferado nos últimos anos. A procura da eterna juventude, no entanto, já vem de longe, e é um desejo humano ainda mais antigo. A própria literatura conta com várias obras de ficção sobre o tema.
Ora, num livrinho antigo ("Novo Manual do Destilador e do Perfumista") em muito mau estado e a que faltam as 12 primeiras páginas - daí não ter conseguido datar a impressão - , encontrei uma receita deveras curiosa que, de seguida, irei transcrever. Algumas das plantas, que entram na mezinha, nem sequer as conheço. Mas, mesmo assim, vou citar integralmente a receita do "Elixir de longa vida", respeitando a ortografia original:
"Para fazer-se esse elixir, precisão-se nove drachmas de bom aloes sucotrino, um drachma de raiz de genciana, huma de açafrão, huma de rhuibarbo, uma de agarico branco e duas de theriaca.
Polvorisa-se o aloes, e machucão-se as mais substancias, pondo-se tudo em infusão por quinze dias em quatro quartilhos de aguardente forte a vinte e dous graus. Retire-se o liquido por decantação, e juntem-se sobre as fezes outros quatro quartilhos de aguardente, deitando-se-lhe demais duas onças d'açucar-candi polvorisado, e huma drachma de cinamomo; deixe-se em infusão essa nova copia de aguardente outros quinze dias, e mescle-se co'a primeira filtrando-se ultimamente por hum papel pardo.
Conserve-se esse elixir em botelhas bem tapadas, e tem a propriedade de fortificar o estomago e purgar levemente. He tradição que o autor deste elixir viveu cento e doze annos, usando-o diariamente, e tomando cada manhã huma só colher delle."
A quem aproveite... 

6 comentários:

  1. Já nessa altura apostavam no aloé.
    A papa que devia sair ao fim de quinze dias devia ser tal que mandam juntar «sobre as fezes» os outros ingredientes. Grrrr...

    ResponderEliminar
  2. Não me atrevo, realmente, a afiançar nada, MR...:-)

    ResponderEliminar
  3. Se nao matar, engorda com certeza...:-)

    ResponderEliminar
  4. Com «aguardente forte a 22º», creio que, seja qual for a planta adicionada, o efeito será sempre o mesmo... :-)

    ResponderEliminar
  5. É, apesar de tudo, estranho, c.a..Porque,hoje em dia, não se encontram aguardentes portuguesas abaixo dos 38º, que é quase o dobro do que o Frei propõe.

    ResponderEliminar