quarta-feira, 20 de julho de 2011

20 de Julho de 1944 - Aditamento

Os selos colocados, hoje, por APS, sobre o malogrado atentado contra Hitler a 20.7.1944 encontrou eco na memória, sobretudo no que diz respeito a algumas figuras da resistência evocadas na série filatélica. Há, por vezes, apelos irresistíveis da memória que obrigam a uma partilha mais ampla. É o caso.
Sem me lembrar, ao certo, do professor de História que nos falou sobre o atentado e os seus obreiros, sucede que as suas palavras sobre os irmãos Sophie e Hans Scholl levaram à leitura do livro sobre o grupo de resistência "A rosa branca", numa versão anterior à imagem que se segue:

[Para os leitores interessados, encontrei uma edição francesa, Inge Scholl, La Rose Blanche, Paris, Les Éd. de minuit, 1955, no catálogo electrónico da biblioteca nacional alemã: d-nb.de]

Sophie [1921-1943] e Hans Scholl [1918-1943] participaram no grupo de resistência "Rosa Branca" que distribuía panfletos na Universidade de Munique e noutras cidades universitárias. Numa noite, fatal, foram observados por um bedel solícito e dedicado à causa sanguinária de Hitler, o que levou à sua prisão e posterior execução, juntamente com outros membros do grupo.
[Existe, numa tradução francesa, a correspondência entre Hans e Sophie Scholl, com o título: Lettres et carnets, Hans et Sophie Scholl, Paris, Tallandier, 2008]

Do grupo de resistência estudantil passei, depois, para a leitura de outras biografias sobre resistentes, designadamente o teólogo protestante Dietrich Bonhoeffer [1906-1945] que, na sequência do atentado, esteve preso, entre outros, no campo de concentração de Buchenwald antes de ser executado a 9.4.1945.

Lembro-me, vagamente, de ter lido alguns dos seus registos da prisão e, se não me engano, alguns poemas. No entanto, uma página na internet, da Bonhoeffer-Gesellschaft, fornece informação sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer.
Post de HMJ
Dedicado a MR e à memória dos resistentes

1 comentário:

  1. Muito obrigada.
    Encontrei La Rose Blanche e Lettres et carnets [...], em edições de bolso, e amanhã vou encomendar o primeiro.
    Vi também à venda um dvd do filme Sophie Scholl: les derniers jours, de Marc Rothmund.

    ResponderEliminar