sexta-feira, 29 de julho de 2011

Portuguesas no século XVIII


Mais uma vez usando o pitoresco das observações contidas na "Relação do Reino de Portugal - 1701", de Thomas Cox/Cox Macro, editado pela BNP, em 2007, se transcrevem as notas sobre as mulheres portuguesas da época:
"...As Mulheres são geralmente pequenas e muito bonitas, excedendo a maior parte das mulheres da Europa. Mas assim que atingem a perfeição, decaem rapidamente e não restam vestígios dos seus anteriores encantos; atribuo duas razões a isto: em primeiro lugar, o seu uso excessivo de Pinturas e Loções compostas de preparados de Mercúrio que lhes endurecem e enrugam a Pele; e andam sempre com Leites e Feltros nos bolsos, e, quando a ocasião assim o exige, usam-nos mesmo em público, na rua e nas Igrejas. Outra razão é a sua prática excessiva de Lascívia; pois não existe outro sítio na Europa onde as mulheres sejam tão libidinosas, nem mais livres nos favores que dispensam. Começam a ter Filhos entre os doze e os treze anos, e aos vinte seis, vinte sete não têm mais." 

2 comentários:

  1. Eu creio que é uma tentação "macha" dizer coisas assim..., tenho uma história, a propósito de mulheres gregas, que qualquer dia conto aqui...

    ResponderEliminar