sábado, 6 de agosto de 2022

Apontamento 146: Atar e pôr ao fumeiro

 


Ora, aqui está o livro de que falava MR aquando do falecimento da autora Maria de Lourdes Modesto (1930-2022). Desde ontem que um exemplar já faz parte da biblioteca de culinária, com estantes sempre acessíveis na cozinha.

O avanço na leitura já deu para escolhar o repasto de Domingo. A decisão foi rápida, porque no abastecimento da "ucharia" constava um frango caseiro do campo, comprado há dias no talho da nossa praça.

Pois, então, devidamente preparado como manda a autora, lá está o frango de Tandoori no frigorífico.


Fica para depois a apreciação final. Oxalá a cozinheira consiga dar conta do recado, já que a explicação da autora é, como sempre, exemplar.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Vou seguir a sugestão e tratar de adquirir também um exemplar para a outros se juntar.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Para João Menéres:
      A compra vale bem a pena pela leitura agradável que proporciona.

      Eliminar
  3. A cozinheira é uma chefe, de modo que o tandoori ficou bem, de certeza.
    Aguarda-se mais um «Mercearias finas».
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR
      Por acaso, a cozinheira, à primeira, não acertou. Foi, no entanto, falta de uso da função "grill" do fogão. Embora excelente, o fogão tem uns truques que não domino bem por falta de uso como é o caso dos grelhados. Faço os grelhados fora, em grelhados eléctricos, na varanda.
      Hoje, com o restante do frango, e dominando melhor a função do forno, os "restos" ficaram mais bem tostados do que ontem.
      Num futuro próximo talvez haja umas Mercearias Finas, desta vez foi apenas de ensaio. Certo é que feito desta forma o frango fica muito menos seco do que, por vezes, costumam ser os frangos assados.

      Eliminar
    2. Eu sou um zero nos grelhados.
      Boa noite!

      Eliminar