sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Os Trabalhos e os Dias 14: Dicas e Receitas

 


Este ano tenho encontrado mais tomate coração [de boi]. Os exemplares dos tomates na foto acima vieram da Praça hoje de manhã. Falando com a senhora da banca de frutas e legumes, D. Irene deu-me uma dica excelente. Em vez de fazer massa de tomate, como já aqui no blogue referi no passado, ela disse-me para cortar o tomate coração aos quartos, pôr em saquinhos e guardar no congelador para um arroz caldoso próximo.

Assim fiz e tenho a certeza de que o arrozinho sairá bem, proximamente, com o coração de boi a enriquecer o acompanhamento.

Para os meus trabalhos de culinária recebi mais um livro de receitas. Desta vez muito especial, dedicado às “mãezinhas das bonecas”, como se pode ver acima.

E falando em tomate, junto uma receita para MR. Sabendo que ela gosta de ovos, cá vão uns ovos mexidos com um “capuchinho vermelho”! Tenho a certeza de que MR consegue ler a instrução e fazer uns ovos mexidos apetitosos.

Post de HMJ, dedicado a MR

8 comentários:

  1. Agora para salada só compro tomate coração de boi; o outro não presta para nada, enresinado. A não ser que venha na Fruta Feia.
    Achei graça ao título do livro. Gosto bastante de ovos mexidos com tomate (a chamada tomatada), mas nunca experimente com ketchup. Mas vou experimenter e depois direi. Já experimentaram?
    Obrigada pela dica.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Experimentámos ontem à noite, mas com uns pedaços de tomate cortado em cima dos ovos. Este ano ainda não fiz ketchup e não gosto do adocicado do industrial.

      Eliminar
    2. Assim, vou fazer como diz porque também não gosto do adocicado.
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. O livro é giro. O título sugere que tem receitas fáceis para serem feitas por crianças - as mãezinhas das bonecas! Será isso?
    Também sou fã de ovos, mas mais em omeletes.

    Desejo-lhe um bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      Pois a ideia é a criança começar a cozinhar e ganhar uma prática para o resto da vida, ensinamentos ora pouco transmtidos.

      Eliminar
  3. É verdade. Entrega-se um tablet às crianças e elas que estejam entretidas e não incomodem os pais. Transmitir esses e outros ensinamentos leva tempo e dá trabalho e muitos pais não têm tempo nem paciência. É uma pena.

    Bom sábado:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      E por detrás dos "tabletes" e quejandos entra no espírito toda uma ideologia nociva. Não há escola que depois consiga indireitar esse universo ao contrário, sem princípios nem valores.

      Eliminar