Eu já tinha experimentado, in loco de origem, a casta Gewürztraminer alemã em monocasta, mas a nacional, lotada com Avesso, foi num vinho branco excelente da Quinta da Covela, ali para as bandas de Baião. Que é uma zona híbrida de vinhos entre verdes e maduros, assim como acontece na região de Lafões. O branco verde Paço de Teixeiró que HMJ, em boa hora, se atreveu a comprar, tinha sido lotado, e muito bem, com 20% de Loureiro e a referida e interessante casta Avesso (80%), oriunda de Cidadelhe/Mesão Frio, à beira do Marão. O Avesso é benquisto dos produtores, aumenta o teor alcoólico, dá ao vinho um sabor ligeiramente tropical e as suas uvas resistem bem às contrariedades do clima. Este Paço de Teixeiró, com 12%, muito original e agradável, acompanhou lindamente o Coelho Estufado.
De uma receita ouvida, HMJ fez a sua versão original com couve roxa e cogumelos, que ficou deliciosa. E nos regalou, aconchegando divinamente o fim frio da manhã.
Que maravilha :-) Bom dia!
ResponderEliminarEstava tudo realmente muito bom..:-)
EliminarBom dia.
Gosto muito de couve roxa. Às vezes faço-a com maçã reineta. Para a próxima experimento com cogumelos. Deve ser bom.
ResponderEliminarQuanto ao vinho pode ser que apareça num super perto de mim.
Bom almoço!
HMJ também põe bocadinhos de "bacon" na couve roxa, que também combina bem.
EliminarO "Paço de Teixeiró" aparece nalguns supermercados e a Casa Costa Lima tem um Gewürztraminer monocasta bem interessante.
Boa tarde.
Quase que dá para sentir o perfume. Só uma pergunta de leiga e é para a HMJ, a couve roxa é cozinhada com os cogumelos na feigideira?
ResponderEliminarBom domingo :)
Em breve, HMJ mandará a receita!
EliminarBom Domingo, também.
Para Paula Lima:
ResponderEliminarAqui vão as receitas:
Os cogumelos juntam-se ao Coelho estufado com batatas rojoadas. A sugestão veio de uma receita, da TV 5, "Lapin" qualquer coisa ... que já não me lembro;
Couve roxa: Cortar a couve às tirinhas. Fazer uma refogado com cebola e tirinhas de bacon. Deitar depois a couve e deixá-la cozinhar, ca. de 30-40 minutos, em lume médio e tapada, juntando uns pinguinhos de água para não pegar, se for necessário. 15 minutos antes do fim da cozedura, juntar uma maçã, de preferência reineta, cortada. Juntar 4-5 cravinhos e sal, q.b. O tempo de cozedura depende, claro, do tamanho da couve. Por isso, convém provar bocadinhos da couve para acompanhar o cozinhado. E já está.
Muito obrigada. A experimentar um dia destes. Gosto de couve roxa e assim feve ficar deliciosa.
EliminarBom resto de domingo