quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Banca e bancos nacionais



Ao longo da minha vida trabalhei já com 6 instituições bancárias diferentes. Isso permite-me não ter grandes ilusões e chegar a algumas conclusões básicas, realistas e objectivas, que passo a expor:
1. A Banca, de uma forma geral, tem vindo a piorar a gama de serviços prestados aos clientes.
2. De um ponto de vista abstracto e burocrático, funciona mal e de forma prepotente e arrogante.
3. Os bancos não diferem muito uns dos outros, na sua mediocridade funcional, perderam a eficácia antiga (se alguma vez a tiveram...) e a única diferença (rara), ou excepção, são alguns funcionários (poucos) mais expeditos, simpáticos e capazes.

Passemos ao presente. Neste mês de Dezembro, e no pequeno espaço de dez dias, as caixas Multibanco engoliram-me dois cartões. Uma, do Santander, na rua Laura Alves (Avenidas Novas) e outra, do Millenium BCP, na região outrabandista. Nos dois casos por avaria da máquina e não por erro meu. O que dá para concluir que estes bancos não cuidam nem zelam pela manutenção e segurança dos seus equipamentos, como deveria ser.  A lei do menor esforço e a incúria profissional imperam...
Para cúmulo, a CGD cobrou-me, oportunística e abusivamente, 20 euros para a emissão do 3º cartão Multibanco. Reclamei e estou à espera da decisão, a ver se sou ressarcido da importância, do recurso superior do banco de Estado.

2 comentários:

  1. Percebo que os bancos terão custos com as caixas e os programas informáticos para que a maioria das operações sejam feitas por nós no Multibanco ou em casa. Passo meses sem entrar numa agência do 'meu' banco. Mas a roubalheira para a manutenção da conta não tem explicação.
    Já me engoliram três ou quatro vezes cartões, mas resolveu-se sempre tudo rapidamente.
    mas aconteceu-me por duas vezes, há muitos anos, algo aterrador: chegar ao multibanco e não ter lá dinheiro. Era fim de semana e o banco era o Totta. Na segunda-feira quando fui ao balcaõ perguntaram-me se eu já tinha consultado o multibanco. Fui fazê-lo e o dinheiro estava lá. Mas saiu rapidamente daquele banco.
    Disseram-me que certos funcionários aplicavam aos fins de semana o dinheiro dos clientes... Lindo!
    Boa dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, na maioria dos casos e, perante os despautérios escandalosos passados (BPN, BPP, BES...), nas chefias, uma tropa fandanga que mais parece uma quadrilha de malfeitores impunes,que se auto-governam à vontade.
      Nunca me acontera engolirem-me cartões. É evidente que nem se dão ao trabalho de vistoriarem o estado das máquinas Multibanco a seu cargo.
      Boa tarde.

      Eliminar