quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Do que fui lendo por aí... 71

 

"A linguagem busca constantemente impor o seu domínio sobre o pensamento. Na corrente de pensamento, ela gera remoinhos, aos quais chamamos «perturbações mentais», e aqueles bloqueios que dão pelo nome de obsessões. Todavia, a interferência, a incessante «turbação das águas» são também aquelas da criatividade. Nesta ondulação da maré, o acto de pura concentração, a tentativa de purgar a consciência das suas ficções vitais, das alucinações lúcidas de desejo, intencionalidade ou medo são, como já anteriormente fizemos notar, extraordinariamente raros."

George Steiner (1929-2020), in  Dez Razões (Possíveis) para a Tristeza do Pensamento (pgs. 33/4).


Nota pessoal: para quem, como eu, não se dá lá muito bem com a filosofia, este livro de ensaios, de George Steiner, é um manancial de reflexões singulares e irradiantes, que nos levam até longínquas paragens...

4 comentários:

  1. Gosto muito dos ensaios do Steiner. Esses não conheço mas, pelo excerto, fiquei com vontade de ler. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande pensador com quem muito aprendi.
      Vale a pena a obra.

      Eliminar
  2. Gosto de Filosofia, mais na vertente existencial. E, fiquei curiosa em passar os olhos por este livro de Steiner. Gosto particularmente deste género de livros que nos fazem reflectir. Lembro-me de imediato do "Pensar" de Vergílio Ferreira, entre outros.
    Boa sexta-feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Denso de sugestões, mas numa escrita linear, é um livro que vale a pena ler.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar