sábado, 25 de maio de 2024

Preços

 

O suplemento Fugas do jornal Público de hoje traz uma página dedicada a 9 dos vinhos mais caros portugueses, à venda no mercado, presentemente. Não incluindo porém nem o Barca Velha, nem o Pera Manca, marcas consagradas da nossa enologia. A preços que vão dos 267 aos 3.800 euros, passando, inexplicavelmente, por um Moscatel Roxo 2010, da Casa Ermelinda Freitas, ao comedido preço de 35.
Tenho os meus limites, mas também as minhas linhas vermelhas quanto a estas extravagâncias desabusadas de alguns produtores nacionais que se aproveitam dos novos-ricos portugueses e dos  patos bravos que querem fazer figura. Entretanto, eu vou-me consolando com algumas "antiguidades" que vou abatendo à minha adega. Como este Bordéus* (garrafa na imagem), com 28 anos, que me ofereceram, há uns tempos (castas Cabernet Sauvignon, Petit Vertot e Cabernet Franc). Nos seus 12,5º amadurecidos, mas muito equilibrados, acompanhou lindamente um rosbife de vitela maronesa.
Ambos estavam óptimos.

* num breve sobrevoo pela net, encontrei este mesmo vinho tinto aos preços diversos de 13, 20 e 59 euros.

2 comentários: