quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Melancolias


Entre um puto que nos manda emigrar e um saloio estrangeirado que quer que o tratem pelo nome próprio, e fala um português gaguejante e mascavado, é difícil discernir alguma réstea de patriotismo, algum vestígio de pudor nacional a que se possa recorrer, como lenitivo a este Portugal descaracterizado, com pequenas bolsas de resistência activa no meio da abulia geral.
É um erro pensar-se que os "Vencidos da Vida" foi apenas a geração de Eça e Ramalho. O pequeno núcleo esclarecido de cada uma das gerações portuguesas, desde finais do séc. XIX, tem sido sempre, ou quase sempre, vencido por estes arrivistas do Poder, com a sua ganância pessoal, com a sua bajulice ao estrangeiro, com o seu deslumbramento pelo que vem de fora- capatazes por conta d'outrém- vergando a população ao servilismo e à "apagada e vil tristeza".
A China tirou hoje a sua desforra de Macau, comprando a EDP. Será isso o menos, porém, ou apenas o princípio. Venderão tudo a saldo para, no futuro e quando saírem do Poder, terem uma mordomia à espera para recompensa dos favores que prestaram.
Vem de fora, na paisagem, um nevoeiro sobre o rio, e as luzes parecem um incêndio de um navio que se afunda, à espera de um Turner que o registe para sempre. Uma ressaca melancólica inunda toda a esperança possível que ainda resta.

5 comentários:

  1. A Inquisição fez muito mal a este país.

    Quanto à venda dos 21% da EDP à China, à empresa da Barragem das Três Gargantas, não há como o filme chinês Natureza morta para vermos os métodos dessa gente, onde não há o mais leve escrúpulo. Direitos humanos - o que é isso?
    A China hoje é uma amálgama entre comunismo e capitalismo selvagem - uma mistura mais que explosiva.

    ResponderEliminar
  2. A situação é realmente exasperante e deprimente. Quase parece poder justificar, teoricamente, a vilência e actos desesperados de terrorismo, contra esta "pata de elefante" que se abateu sobre nós, com tantos Miguéis de Vasconcelos, à mistura.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa pelo comentário um pouco "ao lado", mas o quadro de Turner é magnífico! Gosto muito da obra de Turner...

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de Turner, c.a. :)

    ResponderEliminar
  5. Nesse particular, estamos os três de acordo..:-)

    ResponderEliminar