domingo, 11 de dezembro de 2011

Incursões Culinárias 8: O Trabalho dos Anjinhos

Como já dissemos em posts anteriores, o céu vermelho pré-natalício sinalizava o trabalho dos anjinhos, na cozinha celeste, anunciando a feitura dos bolos e das bolachas de Natal que receberíamos no dia 24.12. Com o "saber de experiência feito", podemos testemunhar que é uma grande canseira !
Com efeito, o tal Bolo de Natal alemão [= Stollen] ocupa uma tarde inteira. Entre os 45 min. de levedura para o "isco", passando por mais uma hora da massa inicial e mais uma a seguir à introdução das passas, dos corintos e das amêndoas, espera o "anjinho" mais uma hora para cozer o dito bolo. Contas feitas, e sem os preparativos dos ingredientes, vamos em ca. de 3 horas e 45 min.
Como optámos por uma massa com base num quilo de farinha, e com tão pujante tempo de levedura, pareceu que a receita daria para "dar e vender", e deu: 5 Bolos de Natal ! Os primeiros dois a sair do forno apresentam-se:

Os mais pequenos, para oferecer, ficaram, já hoje de manhã, com um aspecto profissional:

Contudo, e embora sendo Domingo, a cozinha celeste não descansou. Meteu-se a fazer Estrelas de Canela [= Zimtsterne], especialidade natalícia que os Cafés de Colónia costumam vender ao preço de 6,50 euros, em pacotinhos de 125 gramas. O valor explica-se pelo trabalho intensivo e pouco produtivo ! Mas nada consegue pagar o prazer de contemplar a primeira fornada

nem a apresentação final, digna de um manjar delicado e especial, nomeadamente em terras lusas:
Duas semanas antes, e como manda a lei para o Bolo e as bolachas tomarem o gosto dos ingredientes, está tudo preparado para o chamado "Prato de Natal" [= Weihnachtsteller], recheado de todas as canseiras dos anjinhos celestes, até umas bolachas em forma de cogumelo [= Glückspilz] que derão sorte aos nossos leitores no próximo ano.

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário