terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retro (5) : Brasil (3)




É, seguramente, a mais antiga revista de BD brasileira, em meu poder. Tem data de Abril de 1932 e não me lembro de como me veio parar às mãos: foi-me oferecida, provavelmente. O papel, já um pouco pardo, é de inferior qualidade e os desenhos, quase todos, um pouco rudimentares. Mas a revista tem um aspecto ingénuo e naïf, encantador. "O Tico-Tico" custava $500 réis no Rio de Janeiro, e $600 no restante território brasileiro. Muitos anúncios, da mais diversa índole, passatempos, muita banda desenhada primitiva, verso e prosa, também. E notícias mundanas, como havia nos jornais portugueses de província, ainda não há muito tempo. Ficamos a conhecer, por "O Tico-Tico" nº 1.386, os meninos Antoninho e José, do Rio de Janeiro, e as Marias, todas filhas do Sr. José Cavalcanti, de Olinda. E ficamos também a saber que o "travesso" menino Jayme, filho do Dr. Américo de Oliveira, fez 2 aninhos a 2 de Abril de 1932. Se for vivo, terá hoje 81 anos... 

2 comentários:

  1. Quem sabe se o Jayme de Oliveira não é um internauta que ainda vai aparecer no ARPOSE?

    ResponderEliminar
  2. Tenho dúvidas, mas será bem-vindo!
    (Até porque os brasileiros andam sempre à procura de familiares...)

    ResponderEliminar