sábado, 17 de dezembro de 2011

Mercearias Finas 45 : opções enológicas de 2011



Dezembro sempre foi um mês de balanços, em relação ao ano que está prestes a terminar. Conhecimentos, acontecimentos, escolhas e decisões que foram tomadas podem já passar por uma avaliação que o tempo ajudou a realçar, como positivas ou negativas. Ora, tendo em conta a relação qualidade/preço, não tenho dúvidas em afirmar que os melhores vinhos que provei neste ano de 2011, foram:
- em vinhos brancos, o Alvarinho Deu-la-Deu 2007, nos seus 13º graus citrinos e exemplares.
- nos vinhos tintos, o Douro Flor das Tecedeiras 2008, com os seus 14º graus pujantes, mas macios.
E qualquer deles poderá acompanhar, condignamente, a ceia de Natal  nas suas duas opções mais portuguesas, ou seja, o Alvarinho o aconchegado Cozido de Bacalhau com todos, desde que o vinho não esteja gelado, mas ligeiramente fresco; e poder-se-á abrir, uma hora antes,  o Douro para se defrontar com um bom Peru assado, recheado, como manda a lei.
Boas Festas!

3 comentários:

  1. Vou ver se encontro o Flor das Tecedeiras. Obrigada pela dica. Senão, será Duas Quintas 2008 que já comprei. Ou não casa com bacalhau? É que cá (lá) em casa somos muitos (este ano 18 ou 19) e todos preferem tinto com bacalhau. Coisas!
    Para o peru costumamos abrir espumante. Mas há quem continue com tinto.
    Boas festas!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma excelente escolha, MR, o Duas Quintas, e o bacalhau, pela sua força nutritiva justifica o tinto, ou um branco encorpado - duas opções que os especialistas consideram sempre. Embora com o bacalhau assado, eu prefira e opte, quase sempre, pelo tinto, também.
    Opção interessante, o espumante com o peru - qualquer dia experimento.
    E boa Consoada!

    ResponderEliminar
  3. Estou mais descansada. :-) Mas ainda vou ver se encontro essa Flor das Tecedeiras. Só o nome...

    ResponderEliminar