quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Considerações sôbolos tempos que passam


O século XX interrogou-se muito sobre o futuro do romance, como tema literário. Passou já tempo suficiente para supor e crer que o romance continua e há-de permanecer. Continua a haver romancistas e leitores - é um facto.
Quanto ao livro, como objecto de cultura, consulta e procura, tenho dúvidas que permaneça na forma como o conhecemos. Como as cartas, mensagens e veículo entre humanos, os livros assumirão outra forma, e passarão decerto a ser manuseados apenas por um nicho de curiosos, no futuro.
Não cabe no meu cânone de inteligibilidade o que observei hoje. De França vieram 2 visitas ao blogue, para consultar um poste que fiz, sobre Françoise Sagan. E um dos visitantes ainda deve ter sugado a iconografia que  lá tinha. No meu entender, seria o mesmo que eu ir ao Burkina Faso (ex-Alto Volta) à procura de informação e imagens de Luís de Camões. Irra!

2 comentários:

  1. Já vejo muita gente a ler livros no ipad. Quem o faz frequentemente diz que afecta a vista.

    ResponderEliminar
  2. Feliz ou infelizmente, já não vou readaptar-me, nem ao Acordo Ort....

    ResponderEliminar