segunda-feira, 17 de julho de 2023

Divagações 188


Não terá sido há muito que me deparei num livro com três palavras, cujo significado eu desconhecia. Duas delas eram: canevada (aguaceiro...) e estrezilhado (apertado...).
Não tenho grandes dúvidas que, nos últimos tempos, o léxico português, no seu uso do dia a dia, se foi reduzindo substancialmente. Não chegamos ainda aos 50 vocábulos por que se expressa a média dos adolescentes norte-americanos, por entre vários grunhos... mas, porventura, com o tempo, talvez o consigamos. Diminuinará assim grandemente o nosso horizonte cognitivo mental e cultural. Mas já hoje, por vezes, temos dificuldade em identificar, por uma só palavra, alguns objectos ou actos, utilizando para o efeito paráfrases para os nomear.



E assim chegamos à terceira palavra que eu desconhecia e que dá pelo nome de asseio, pelo menos, em Castelo de Vide, ilustrada pela imagem acima. Pois trata-se de um pequeno receptáculo, para servir azeitonas, com um espaço junto para depositar os caroços. Este nosso asseio terá sido comprado em Estremoz ou em Reguengos de Monsaraz, há um bom par de anos. E tem tido bom uso.

6 comentários:

  1. Também nunca tinha ouvido/lido essas palavras. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Também eu desconhecia as três palavras, até recentemente!
    Bor resto da semana.

    ResponderEliminar
  3. Idem. Mas é um «asseio» essa tigelinha: azeitonas num lado, caroços no mais pequeno. Também tenho uma e também alentejana.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. A minha avó, na Beira Alta, dizia “escaneada”. Percebo agora que o prefixo era da sua autoria e a palavra existe mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As corruptelas, sobretudo com palavras menos usadas, são muito frequentes.

      Eliminar