A páginas 118 de Casa Grande e Senzala, obra de Gilberto Freyre, pode ler-se:
"O século da descoberta da América - o XV - e os dois imediatos, de colonização intensa, foram por toda a Europa época de grande rebaixamento nos padrões de higiene. Em princípios do século XIX - informa um cronista alemão citado por Lowie - ainda se encontravam pessoas na Alemanha que em toda a sua vida não se lembravam de ter tomado banho uma única vez. Os franceses não se achavam, a esse respeito, em condições superiores às dos seus vizinhos. Ao contrário. O autor de Primitive Society recorda que a elegante rainha Margarida de Navarra passava uma semana inteira sem lavar as mãos; que o rei Luís XIV quando lavava as suas era com um pouco de álcool perfumado, uns borrifos apenas; que um manual francês de etiqueta do século XVII aconselhava o leitor a lavar as mãos uma vez por dia e o rosto quase com a mesma frequência; que outro manual, do século anterior, advertia os jovens da nobreza a não assoarem o nariz à mesa com a mão que estivesse segurando o pedaço de carne; que em 1530 Erasmo considerava decente assoar-se a pessoa a dedo, uma vez que esfregasse imediatamente com a sola do sapato o catarro que caisse no chão; que um tratado de 1539 trazia receitas contra piolhos, provavelmente comuns em grande parte da Europa."
Li este livro já há bastantes anos. Parece que tenho de o reler.
ResponderEliminarÓ Erasmo, eu admiro-te tanto! Mas isto é inesperado. Ou talvez não, na época...
Hoje, oito biliões de pessoas a terem comportamentos destes... Bem, de certeza que não tínhamos chegado aos oito biliões.
Bom dia!
É verdade, há muita coisa que continua na mesma, em questões de higiene.
EliminarO livro tem uma escrita com ritmo e dá muita informação. Só é pena a profusão de notas (importantes e interessantes) virem no fim de cada capítulo e não em pé de página.
Estou a andar bem na leitura.
Boa tarde.
Assim, não poluíam as águas...
ResponderEliminarUm ponto a favor!
EliminarTenho de ler esse livro. Bom dia!
ResponderEliminarSó posso dizer que é bom e estimulante.
EliminarBoa noite.