quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Um CD por mês (4)


Quando eu era criança pensava que o Órgão era o instrumento musical mais próximo da voz de Deus.
O seu troar, no interior das igrejas, infundia-me, simultaneamente, prazer e respeito. Posteriormente vim a travar conhecimento com a música de Bach e Buxtehude.
Em Agosto ou Setembro de 1963, comprei em Bona (Alemanha), dois singles com Fugas de Bach, da Telefunken, interpretadas por Anton Nowakowski (1897-1969) e gravadas num órgão de uma igreja da Dinamarca. Ouvi estas gravações dezenas e dezenas de vezes, sempre com muito gosto.


Só mais tarde vim a escutar execuções de Albert Schweitzer e, pelo início dos anos 80, as magníficas interpretações do holandês Ton Koopman (1944). Talvez tenha ouvido, pelo caminho, também Karl Richter. Mas é de Koopman, meu preferido organista, hoje em dia, a gravação do Archiv Produktion que adquiri por volta de 1986 e cuja capa de CD abre, em imagem, este poste.


As obras musicais de Bach, incluídas neste CD, supõe-se que terão sido escritas por volta de 1720.

4 comentários:

  1. Acho que são muito boas as suas escolhas. Por acaso conhece o organista Louis Thiry? Há um mês descobri que ele tinha morrido e voltei desaforadamente a percorrer o seu Messiaen e também Bach, em particular as composições para órgão e os livros do cravo bem temperado. Como sempre, são poucas as notícias e homenagens para aquele que foi um grande e raro intérprete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras.
      Não conhecia L. Thiry, mas estive a ouvir algumas coisas no Youtube. Confesso que tenho alguma dificuldade em entrar na obra de O. Messiaen, mas Thiry tem também boas interpretações de Bach. Agradeço a sua sugestão.

      Eliminar
  2. Descobri a Arte de Ton Koopman no programa de rádio "Em Órbita", que tinha a acompanhar a música transmitida uns excelentes textos, que eram lidos durante a emissão, sobre as obras que se escutava. os seus compositores e intérpretes.
    Os cds da Archiv tem um som fabuloso!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em acordo absoluto quanto à qualidade quer de Koopman, como intérprete, quer quanto ao som da Archiv. Também acho que a Philips produz muito bem.
      Uma boa noite.

      Eliminar