sábado, 5 de abril de 2014

Jorge Fallorca (1949-2014)


Tarde e a más horas, soube do desaparecimento do poeta e tradutor Jorge Fallorca. Além dos dez blogues amigos que sigo, o dele (O Cheiro dos Livros - nemsemprealapis) era o único a mais que eu visitava, quase diariamente, e sempre com gosto renovado.
Com tantas banalidades, que dia a dia publicam, nenhum jornal foi capaz de dar a notícia da sua morte. De alguém que tinha obra de vulto publicada: 19 livros, além de várias traduções. É este o jornalismo que se faz em Portugal...
Falei com ele uma vez, no Chapitô, aqui há poucos anos, trocámos 3 comentários inter-blogues, roubei-lhe uma fotografia, com autorização ("Sirva-se, homem, esteja à vontade"), do nemsemprealapis, e pouco mais. Mas vou ter saudades da frescura livre e da ternura mal disfarçada das palavras que escrevia.

4 comentários:

  1. Soube da morte de Jorge Fallorca através de blogues que visito. Também espreitava o dele de vez em quando, mas nunca li nenhum livro.
    Tive pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma pessoa singular e, de algum modo, um escritor quase marginal, neste mundo de vaidades literário-português. Tinha, além disso, voz própria, o que é uma virtude.

      Eliminar
  2. Não sabia.
    Li várias traduções dele. No geral, boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que ele nunca teve boa imprensa...
      Além disso, a "mainstream" o que gosta é da Judite de Sousa ou do Virgilio Castelo...

      Eliminar