segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bibliofilia 101


Este portuense ilustre, cujo retrato, em litografia de José Alves Ferreira Lima, encima o poste, nasceu a 2 de Março de 1807, na Cidade Invicta. De seu nome, José Gomes Monteiro, estudou, em Coimbra, leis e cânones, não chegando a completar o curso. Foi para Inglaterra, ainda novo, e, posteriormente, veio a fixar-se em Hamburgo, alguns anos, onde chegou a criar uma empresa comercial, que não foi bem sucedida.
Na cidade hanseática, viria a publicar os Autos de Gil Vicente, baseados numa edição original, existente na Universidade de Göttingen. Mais tarde, regressou ao Porto, onde viria a falecer a 2 de Junho de 1879.
Bom conhecedor da língua alemã, traduziu e publicou, na sua cidade, em 1848, o livro Eccos da Lyra Teutonica, com versões de poemas de Uhland, Chamisso, Heine, Goethe, Schiller, Lessing e outros poetas germânicos, alguns deles em apresentação bilingue. Esforço meritório, que fez acompanhar de um Appendix, com notas explicativas. O conhecimento e amizade que teve com Almeida Garrett, terá tido, provavelmente, alguma importância no seu interesse por poesia.
Comprado em finais dos anos 80, do século passado, este meu exemplar custou-me Esc. 1.700$00, e encontra-se em bom estado de conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário