domingo, 23 de fevereiro de 2014

Filatelia LXXXVII


Até há pouco tempo, estes selos que se vêem na imagem eram considerados estragados ou de quase nulo valor filatélico, pelo menos, em Portugal - deitavam-se fora.... Hoje, no entanto e sobretudo na Inglaterra, fazem a delícia de alguns filatelistas temáticos, e têm bastante procura. Dão pelo nome de perfins, em inglês.
O perfin é um selo que tem a sigla ou nome da firma, por quem foi comprado, perfurado na própria estampilha, por forma a desencorajar o seu roubo, ou o uso abusivo, a nível particular, por parte de algum ladrão ou até mesmo por empregados dessa instituição.
O uso destas perfurações, para marcar os selos, teve início, na Grã-Bretanha, em 1868. Devido a abusos e roubos de selos, algumas empresas britânicas obtiveram o acordo dos Correios do Reino Unido, para perfurarem, previamente, os seus selos em carteira. Um pouco mais tarde, creio que por volta de 1895, algumas empresas portuguesas seguiram o bom exemplo inglês. Nas imagens, poderão ver-se, nos selos portugueses (frente e verso), as siglas dos Grandes Armazéns do Chiado, do BNU (Banco Nacional Ultramarino) e dos CFP (Caminhos de Ferro Portugueses). Mais tarde, também a CUF veio a utilizar esta prática.

5 comentários:

  1. E muitas outras mais. Até existe um Catálogo, julgo que publicado pelo Clube Filatélico de Portugal. Fiz uma pequena coleção nos anos 70...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecia a existência do Catálogo. Grato pela informação.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Bom dia.
    Os Caminhos de Ferro Portugueses nunca requisitaram e se serviram de selos perfurados.
    A perfuração C.F.P. foi utilizada por várias agências do Crédit Franco-Portugais.
    http://emblogadafilatelica.blogspot.ch/2011/09/perfins-credit-franco-portugais.html
    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato lhe fico por esta sua correcção.
      Saudações filatélicas!

      Eliminar