sábado, 29 de abril de 2023

Pinacoteca Pessoal 193



Creio que foi Giorgio Vasari (1511-1574)  que atribuiu a morte prematura  de Rafael Sanzio (1483-1520) aos seus excessos amorosos, não havendo garantia, no entanto, de que as práticas tivessem por parceira unicamente a Bela Fornarina (Margherita Luti), sua musa e mais conhecida modelo que, inexplicavelmente, e apesar de instada a fazê-lo, nunca se quis casar com o pintor. Um dos retratos mais conhecidos da amante pertence ao acervo do Palácio Barberino. E terá sido pintado entre os anos de 1518 e 1519.



Rafael, apesar da sua curta vida, tem uma obra extensa, quer do ponto de vista religioso, quer com motivos laicos, sobretudo como retratista notável, sendo muito requestado para encomendas, que nem sempre aceitava de ânimo leve. O interessante retrato de Guidobaldo Montefeltro, abaixo, terá sido acabado por 1506.



O tema mitológico clássico da três Graças, representando a Castidade, a Voluptuosidade e a Beleza foi executado em 1504, enquanto a Dama com o Unicórnio(acima)  terá sido pintado por Rafael nos dois anos posteriores.

O pintor é considerado, com Da Vinci e Miguel Ângelo, como o trio de artistas renascentistas, por excelência.

7 comentários:

  1. Um pintor interessante, de que vou gostando cada vez mais. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. É curiosa a forma como nos vamos afeiçoando, com o tempo, a alguns pintores. No meu caso, a conversão foi-se dando com Turner.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Turner para mim foi amor à primeira vista. Já o Rafael tive de aprender a apreciar. Deve ter a ver com sensibilidades e como elas vão amadurecendo. Bom dia!

      Eliminar
    2. O que diz, faz sentido e estou de acordo. Mas, às vezes, ainda me pergunto porque gosto do Soutine, e de há muito...
      Bom dia.

      Eliminar
  3. Sou da ipinião da Margarida. Gosto cada vez mais dos retratos de Rafael. Já Turner, tb foi amor à primeira vista.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Nenhum destes três renascentistas está entre os meus pintores preferidos. Já «A última ceia» de Da Vinci está entre uma das pinturas que mais gostei de ver.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fra Angelico foi dos meus italianos preferidos. Rafael chegou mais tarde.
      Uma boa tarde!

      Eliminar