sábado, 22 de abril de 2023

Curiosidades 98



Deparei-me, há dias, com um bilhete de entrada, do início dos anos 60, para o Museu Alberto Sampaio, em Guimarães. Custou-me Esc. 2$50, não havendo ainda nessa altura desconto para estudantes. Era este de algum modo o preço da cultura. Um jornal custava Esc. 1$00 e eu conseguia beber um café por $70. Poderiam fazer-se, nesta perspectiva, algumas comparações equivalentes com os dias de hoje.
Pouco tempo depois, tive acesso a uma lista de preços de entrada para alguns dos mais importantes museus mundiais, de que dou conta, em valores crescentes:

- Museu do Prado, Madrid, 15 euros.
- Museu do Louvre, Paris, 17 euros.
- Uffizi, Florença, 19 euros.
- Rijksmuseum, Holanda, 22,50 euros.
- MOMA, Nova Iorque, 25 dólares (ca. 23 euros).

Os nossos museus nacionais têm preços comedidos: o de Soares dos Reis (Porto) leva 5 euros pela entrada e o MNAA (Lisboa): 8 euros.
Encontrei ainda, nessa lista de preços, uma singularidade aberrante no novo Museu do Cairo. Cobra pela entrada cerca de 4,50 euros aos egípcios, mas leva  aos estrangeiros 30 euros pelo acesso!
E ainda há quem fale em desigualdades e racismo ou xenofobia...

2 comentários:

  1. Por acaso não me parece aberrante essa medida do Museu do Cairo: os nacionais pagarem menos do que os turistas. Não sei qual é o ordenado médio de um egípcio, mas deve ser baixo... Para além de que eles pagam impostos no seu país.
    Até há uns anos os cidadãos da CE tinham entrada gratuita nos museus nacionais espanhóis. Por cá, essa medida não se aplicava. Agora pagamos as entradas nos museus espanhóis, mas há umas horas gratuitas para todos. Por cá o domingo de manhã gratuito nos museus nacionais é só para os nacionais; e nos museus de Lisboa só para os lisboetas.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
  2. Eu até estou de acordo, quanto aos egípcios, que não paguem muito - é uma forma de difundir a cultura. Agora, que os estrangeiros paguem 6 vezes mais, parece-me uma forma flagrante de discriminação. Imagine-se que fosse em Portugal...
    A nossa tabela de preços parece-me, até com os descontos, muito equilibrada.
    Um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar