terça-feira, 4 de abril de 2023

2 tiradas de Jean-Louis Trintignant



O actor não deve ter personalidade de modo nenhum. Deve despir-se de todos os acessórios tal como uma página em branco. O que é dificil, tal como adquirir de novo a inocência infantil. E deve dar a impressão de que o cenário nunca foi escrito. E que ele está a ser inventado no preciso momento da representação - uma elaborada forma de improvisação.
...
Os Americanos fascinam-me. Tal como a ficção científica me fascina. Entre eles, eu sinto-me tão estranho, como se estivesse entre marcianos.

J.-L.Trintignant (1930-2022), in Films Illustrated (Julho de 1979).

8 comentários:

  1. Um dos meus franceses.
    Ser ator deve ser terrível: vestir a pele do personagem. conviver com ele e depois deixá-lo.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo com o que refere.
      Também para mim era um dos grandes do cinema francês. Destaco "Vermelho" de Kieslowski.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Estou desactualizado, Desde Março de 2019 que não frequento salas de cinema!
    Mas concordo com o que a M. R. diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que se passa comigo, mas vou vendo, com atraso é certo, alguns filmes na TV.
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Eu queria dizer 2021 ( Covid ). Já lá vai tanto tempo que até me enganei...

      Eliminar
  3. Um dos grandes do cinema... não é só com os americanos que me sinto entre marcianos, mas percebo-o, como o percebo :)
    Bom dia

    ResponderEliminar
  4. Temos consenso!
    Um grande perfeccionista profissionalmente.
    Bom dia.

    ResponderEliminar