domingo, 3 de julho de 2022

Revivalismo Ligeiro CCCVI


Esta Canção de Madrugar, com 52 anos já, ficou-me na memória. E têm sido poucas as músicas portuguesas a ocupar esta temática no Arpose. A interpretação de Hugo Maia Loureiro (1944) integrou o grupo do Festival da Canção da RTP de 1970. Estive para fazer parte do júri de Lisboa e só circunstâncias familiares o não permitiram, vindo a sê-lo em 1971, em que votei em Menina, interpretada por Tonicha, muito embora houvesse um lobby muito forte que pretendia fazer ganhar o Cavalo à Solta cantado por Fernando Tordo que, aliás, também era uma bonita canção.
Não creio que Hugo Maia Loureiro fosse um intérprete de excepção, mas as palavras de Ary dos Santos e a música de Nuno Nazareth Fernandes contribuiram muito para a beleza desta Canção de Madrugar, que aqui fica registada na rubrica do Revivalismo Ligeiro, do Arpose, para quem não se lembre dela.

8 comentários:

  1. A memória tem "coisas" curiosas. Lembro-me bem desta música (e de quase todas as que ganharam o festival da canção até ao final dos anos 70, talvez. Eu tinha 12 anos em 1970 e esta música ficou-me na cabeça, sabendo eu "cantá-la" quase toda de cor. Na linha do que diz, a música suplanta a interpretação, uma interpretação pouco segura, mas sóbria e elegante para uma música / letra bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande parte destas canções de Festival, do final dos anos 60 e início dos 70, tinham alguma qualidade (música e letra) e, por isso, ficavam na memória. Não será o caso dos "experimentalismos" bizarros de hoje...

      Eliminar
  2. Dos festivais e da música portuguesa em geral é uma das minhas favoritas.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  3. Também gosto bastante, embora a interpretação não seja das melhores...
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  4. Duas das minhas canções portuguesas preferidas.
    Bom final de tarde!

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me da canção. Tinha 9/10 anos. Nunca perdia um festival.
    Foi membro de um júri? Que interessante! Também me lembro da Tonicha, no festival. Mas na altura não achava muita graça à maior parte das canções. Vim a apreciar algumas delas, muito mais tarde.

    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eramos 5, no juri de Lisboa: 2 votaram no Tordo e 3 na Tonicha.
      A RTP tratou-nos bem: lanche ajantarado e um pequeno cinzeiro em prata, como lembrança.

      Eliminar