segunda-feira, 11 de julho de 2022

Bibliofilia 199



A mata, a batalha, o convento e o palace seriam motivos mais do que suficientes para que o Buçaco merecesse um interesse monográfico. O meu primeiro contacto com a zona terá sido numa visita escolar, por volta dos 14 ou 15 anos, de que me restam testemunhos fotográficos pitorescos.
Há pouco saiu dos prelos da FFMS um Ama o Precipício (Maio de 2022) sobre o tema que, embora forneça muita informação sobre o assunto, me parece mal arrumado...



Prefiro-lhe, de longe, o clássico Guia Histórico do Viajante no Bussaco, de Augusto Mendes Simões de Castro (1845-1932), cuja segunda edição (1883) me custou, há uns bons anos, uns módicos Esc. 120$00. Acresce que o meu exemplar está valorizado com uma dedicatória do autor para o conhecido bibliófilo Fernando Palha. Vi, recentemente, anunciada uma obra semelhante ao preço de 60 euros, na Livraria Alfarrabista.



Se porém quisermos uma monografia mais pragmática e sucinta sobre o tema, para uma visita capaz, eu aconselharia, do mesmo publicista, arquitecto e arqueólogo, o Elucidário do Viajante no Bussaco (Coimbra, 1921), que a Livraria Manuel Ferreira (Porto) tinha à venda, encadernado, por 30 euros.

10 comentários:

  1. Não garanto, mas penso ter ( não sei se em Celorico de Basto...) uma monografia do Buçaco. Se realmente tenho, não é nenhuma destas referidas.
    Quando for de novo a Celorico tirarei as minhas conclusões.
    Se tiver, darei notícias.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço votos para que encontre o livro. E dê notícias.
      Uma boa semana!

      Eliminar
    2. Por motivos de doença de familiar, não sei quando irei.
      Mas não me esquecerei de procurar bem.

      Eliminar
    3. Cordiais votos de melhoras e recuperação.
      O resto pode esperar...

      Eliminar
  2. É um tema que me interessa. Gostaria de lá ir com (bom) tempo, para poder explorar bem o local. Na minha última tentativa estava a chover e não vi nada. Quanto aos livros, encontrei o de 1883 na internet (fiz download), o que não tem certamente a mesma graça do que ter o livro físico. Gostaria de espreitar o da FFMS - a ver se encontro. Há ainda um número da revista Monumentos de que gostei bastante, não sei se conhece. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Buçaco parece-me um espaço com aliciantes notáveis e surpreendentes, que vale a pena conhecer.
      Conheço a série da revista Monumentos, mas não a dedicada ao Buçaco. O livrinho da Fundação FMS é interessante, mas, na minha opinião, mal organizado.
      Uma boa semana!

      Eliminar
  3. Nunca fui ao Buçaco. Gostava de visitar, com bom tempo. Espero ainda um dia vir a fzê-lo.
    Vou ver se compro esse livrinho da FMS (tenho vários).

    Continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Buçaco compensa bem a visita!
      O livrinho informa, mas parece-me atabalhoado na organização.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  4. Vi que saiu esse livro da FFMS. Não o comprei porque queria folheá-lo. Se calhar, nem o farei.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decepciona um pouco, pela desarrumação da informação...
      Boa noite.

      Eliminar