O livrinho, cuja capa encima o poste, faz uma abordagem muito singular do tema proposto - mérito da autora e do seu método. E, por isso mesmo, embora só tratando de museus lisboetas, proporcionou que eu tecesse também algumas considerações íntimas e gerais sobre as minhas experiências museológicas mais recentes.
Cheguei assim à conclusão que, provavelmente, o museu que eu mais vezes teria visitado, na vida, fora o da Fundação Calouste Gulbenkian (C. A. M., inclusivé). Se o inventário se alargasse a todo o território de Portugal, o campeão seria, sem dúvida o vimaranense Museu Alberto Sampaio.
Aqui deixo também a indicação das minhas duas últimas e mais gratificantes visitas pelas terras portuguesas: o Museu Grão Vasco, de Viseu, já remodelado e muito bem, que foi uma agradável surpresa; e ainda o Museu de Aveiro, que eu não conhecia.
Em Lisboa, visitei finalmente as Casas-Museus Doutor Anastácio Gonçalves (Av. 5 de Outubro) e Medeiros e Almeida (Rua Rosa Araújo). Devo dizer que duas boas e tocantes experiências inesperadas.
Concluo referindo que, maiores ou menores, em Lisboa há mais de 70 museus!
O meu museu preferido lisboeta é também a Gulbenkian. Mas tenho simpatia pelo Chiado, provavelmente devido ao meu trabalho sobre o Columbano. Também gosto da Casa-Museu Anastácio Gonçalves, mas nunca fui ao Medeiros e Almeida (tenho de ir!). Fora de Lisboa, gostaria de regressar ao Grão Vasco. Bom dia!
ResponderEliminarO da Gulbenkian tem, quanto a mim, o tamanho ideal. O MNAC creio que devia ter uma "melhor arrumação".
EliminarNão perca o Medeiros e Almeida, Margarida, vale muito a pena!
Bom dia.
Também não conheço o de Aveiro, nem os dois últimos que refere de Lisboa.
ResponderEliminarAconselho, entre outros, o da Igreja dos Clérigos, aqui no Porto.
Qualquer dos 3 referidos merece uma visita.
EliminarTomei boa nota. Numa próxima ida ao Porto, tentarei ver.
Bom dia.
Este livrinho está muito bem feito. Até descobri alguns museus que desconhecia.
ResponderEliminarBom dia!
Estou inteiramente de acordo consigo - livro muito bem feito. Escrita de voz clara e original.
EliminarBoa tarde.