sábado, 23 de janeiro de 2021

Bibliofilia 185



Publicaram-se 20 números, alguns duplos, da revista cultural luso-francesa Afinidades, entre 1942 e 1946. Hoje o conjunto completo vende-se, quando aparece nos alfarrabistas, entre 200 e 300 euros. Eu tenho apenas 6 volumes, um dos quais é duplo (7/8), mas dá para ver a sua qualidade, bem como o nível dos seus colaboradores, de várias nacionalidades: Paul Valéry, T. S. Eliot, Ribeiro Couto, Fidelino de Figueiredo, Éluard, Aragon, Saint-Exupéry... 



Presença constante é a de Lionel de Roulet (1910-1990), redactor,  ex-aluno de Sartre e diplomata, que viria a casar com a pintora Hélène de Beauvoir (1910-2001), irmã mais nova de Simone de Beauvoir. Hélène colaborou também com frequência na revista, escrevendo recensões a exposições de pintura e abordando pequenos estudos sobre arte moderna. A pintora francesa, além de dar aulas no Instituto Francês, publicou um curioso anúncio no número 5 de Afinidades, já em Lisboa. Onde viveu, creio, até 1946.



Como curiosidade julgo interessante referir que a Universidade de Aveiro possui um acervo de 84 telas de Hélène de Beauvoir, que lhe foram cedidas pela própria pintora francesa, em jeito de gratidão pelo convite que lhe fora feito pela instituição para lá fazer uma exposição. 



8 comentários:

  1. Interessantíssimo, para mim, pelo menos. Tenho de averiguar este tema. Bom Sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem..:-) Fico sempre contente que os temas tenham eco.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Espero que esta revista seja disponibilizada "on line" por aquele grupo de pessoas que tem trabalhado na Biblioteca Nacional e que me tem proporcionado belas leituras em pelno confinamento, dada a fraca qualidade do jornalismo dos nossos dias. Passar por aqui é um pequeno prazer, embora por vezes os comentários que deixo por vezes originam erro, mas o problema é do blogger:-)
    Desejo-lhe um bom fim-de-semana
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A digitalização teria interesse, pois há artigos de qualidade e também boas traduções de poemas de poetas franceses. Era uma revista bem feita.
      Votos, também, de um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Já consultei esta revista várias vezes. Lionel de Roulet foi conselheiro (ou adido) cultura da Embaixada de França em Portugal nesses anos da II GM.
    Não sabia que Héléne de Beauvoir tinha oferecido telas à Univ. de Aveiro.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colhi muita informação, mas poucas certezas.
      À época da chegada de Hélène, Roulet vivia no Algarve (Faro) com a família (padrasto português, Carlos F. Porfírio), recuperando de uma tuberculose.
      E parece que Simone não apreciava muito a pintura da irmã...
      Uma boa noite.

      Eliminar
  4. Muito interessante! Também gostava de saber mais sobre a pintora e a pintura. Vou tentar achar alguma coisa.

    Uma boa semana:))

    ResponderEliminar