domingo, 7 de janeiro de 2024

Apontamento 157: Apelo ao Civismo

 


Recebemos, no Sábado de 6.1.2024 o seguinte aviso, que considero um apelo ao civismo;

“Tem sintomas de gripe ? Antes de vir à Urgência do Hospital (…), ligue para a teleconsulta DRA (das 10 h às 21 h (218847177)."

Ora, entendendo o civismo como pilar essencial da democracia, considero que o tributo fundamental do cidadão é, para além de reclamar os seus direitos, cumprir com a sua contrapartida, i.e., o essencial da condição de cidadão, a saber, assumir, de forma inequívoca, a sua “dedicação e fidelidade ao interesse público”.

Perante o aviso acima reproduzido, não tenho dúvida em sublinhar a excelência do trabalho do SNS, com a atenção de avisar, individualmente, cada utente. Cuidados como este, não serão, certamente, pelo meu conhecimento alargado, prática de muitos serviços de saúde do centro da Europa, designadamente da Alemanha, França, Inglaterra, etc.

Resta acrescentar que, na Alemanha, nenhum cidadão do Serviço de Saúde Geral (AOK) pode deslocar-se ao Serviço de Urgência de um Hospital próximo, público, público-privado, privado-confessional, seja de que natureza for. Não será atendido sem o reencaminhamento de um médico ou através de um serviço semelhante ao SNS 24 24 24 ou 112. O que, aliás, faz todo o sentido.

Então, a criatura com febre vai para o Hospital. Fazer o quê ? Infestar o ar do espaço do hospital, certamente !

Post de HMJ

4 comentários:

  1. HMJ,
    Concordo em absoluto com o que escreveu.
    Vamos a ver se as algumas diretivas da nova Direção Executiva, que começaram a ser implementadas no dia 1, dão alguns frutos e afastam as pessoas dos hospitais..
    As minhas duas experiências de urgência no mesmo privado não foram para repetir.
    Boa semana!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PARA MR:
      O nosso problema essencial é a falta de civismo, exigindo TODOS os direitos, sem sublinhar os correspondentes deveres. Mas, como titular "intransigente" na docência, bradava no deserto, quando sublinhava a necessidade da aplicação da máxima: "de pequeno se torcia o pepino", exigindo uma educação assente no noção do dever de cada cidadão.

      Eliminar
  2. Costumo dizer aos meus pequenos alunos que por cada direito temos sempre...e eles já respondem: "Um dever!". E logo a seguir dão alguns exemplos. Espero que alguma coisa do que insisto em ensinar, quanto ao ser um bom cidadão e ter civismo, fique na mente, quando crescerem. E nesse aspecto, também tento ser um bom exemplo.
    Boa semana:))

    ResponderEliminar