quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Citações CDLXXXI



A monotonia é o que há de mais belo no mundo ou aquilo que pode ser mais terrível. De mais belo, se for um reflexo da eternidade. De mais terrível, se for o contrário. Fugimos do vazio interior, pois Deus poderia para lá deslizar.

Simone Weil (1909-1943), in Cahiers 3.


Nota pessoal: esta citação da mística judia, que se converteu ao catolicismo, tem, para mim, algo parcialmente críptico na frase final. Se a monotonia é vista na adolescência e na velhice de forma desigual, tenho dúvidas que, no ser humano, exista alguma vez vazio interior, enquanto vivo.

4 comentários:

  1. Concordo consigo. Há rotinas que sabem bem, há outras que se tornam insuportáveis. Mas eu tenho geralmente a sensação que (quase) tudo é relativo. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A rotina na velhice acaba realmente por ser cómoda e uma forma de segurança, quase sempre bem vinda.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Não sei se entendo a citação...
    Para mim monotonia e rotina são coisas diferentes. Monotonia é algo aborrecido, mas rotina pode não ser aborrecida...
    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha perspectiva, em alguns casos os dois termos equivalem-se.
      Bom dia!

      Eliminar