quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Curiosidades 102



São porventura estranhas, mas curiosas, as regras culinárias de alguns países que proíbem nas suas gastronomias, por exemplo, o uso de vaca na alimentação indiana ou o consumo de carne de porco por outros povos. Nas tripas bovinas estamos com a França (Caen), como grandes apreciadores. Mas não a acompanhámos no largo consumo de coxas de rã de que a França é o maior consumidor mundial (3.000 toneladas anuais), muito embora a legislação gaulesa, desde 1977, proíba a sua captura em território nacional.
As coxas de rã são assim importadas da Indonésia (80%), Vietname (13%) e Turquia que contribui com 3,4%. E, ao que parece, os animaizinhos nos "matadouros" não são tratados de forma muito pacífica, nem executados com piedade... Ainda assim, a França captura e abate, à má fila e à socapa, mais cerca de 2 milhões de rãs, nas suas zonas húmidas nacionais, para alimentação privada.

2 comentários:

  1. Só comi rã (sem saber, senão acho que não tinha provado) a primeira vez ali para a zona do Rato. Gostei. Ao princípio, não sei se pelo formato da perna, pensei que estava a comer coelho. Voltei ainda mais uma duas vezes ao mesmo restaurante para comer as perninhas de rã.
    Não sabia que os franceses consumiam tanta rã. Nem me lembro de as ver nos menus.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu só comi uma vez, creio que em 1975, num restaurante na zona de Cascais de que já não me lembro do nome. Achei pouco interessante, e nunca mais reincidi...
      Também fiquei surpreendido com os números do consumo francês.
      Retribuo os votos, cordialmente.

      Eliminar