sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Curiosidades 96



Filipe II de Espanha, I de Portugal, permaneceu no nosso país entre Dezembro de 1580 e Março de 1583. Com ele veio e o acompanhou uma luzida corte, em que se incluía, curiosamente, uma anã, Magdalena Ruiz, muito da predilecção do monarca espanhol, mas também das suas filhas, que se tinham conservado por Aranjuez. Da anã Magdalena dava o rei notícia para as duas filhas, com frequência (Magdalena ha estado muy enfadada conmigo desde que os escribí..), na correspondência enviada.
Da importância da boba, na corte espanhola, que era considerada louca, dão notícia alguns retratos que a incluem. Talvez o mais interessante seja o do pintor Sanches Coelho, de 1580, em que aparece a filha mais velha de Filipe II, Isabel Clara Eugénia, e a anã Magdalena Ruiz, a seu lado, quadro que encima este poste.

6 comentários:

  1. Li uma biografia de Filipe II, mas não sabia (ou não me lembrava, o que dá no mesmo) que ele tinha vindo acompanhado de uma anã.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li (William T. Walsh), Filipe raramente se separava de Magdalena, mais ainda na viuvez recente que o trazia muito abatido.
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Interessante. Bom dia! (Margarida Elias)

    ResponderEliminar