quinta-feira, 9 de junho de 2022

Do proboscídeo



É um pequeno opúsculo de apenas 12 páginas e custou-me 5 euros. Separata da revista "Ocidente", o texto do reputado musicólogo Mário de Sampayo Ribeiro (1898-1966) deu-me a conhecer o vocábulo olifante, como sendo uma trompa decorada, feita de uma presa de marfim de um elefante. O Houaiss regista: "corneta, de uso na Idade Média, feita de um dente de elefante".

Em jeito de bónus o folheto trazia, no seu interior


, um pequeno cartão com dedicatória de Sampayo Ribeiro ao director do museu regional de Aveiro, A. Manuel Gonçalves.

4 comentários:

  1. Eu desconhecia era a palavra proboscídeo. Se calhar até aprendi na escola, mas se aprendi, esqueci e não me lembrava que é uma ordem de mamíferos.
    A palavra olifante apareceu-me, pela primeira vez, como nome de uma editora.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Mais uma vez, MR, este seu comentário ficou no "limbo", mas HMJ consegiu recuperá-lo.)
      Creio que a classe de proboscídeos se aplica a mamíferos com tromba, e sempre achei graça à palavra.
      Boa tarde.

      Eliminar