quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Florir de Inverno


Pardais havia poucos, quando saí: pareciam arrepiados. Mas um melro destemido atravessou, por entre os pingos de chuva, elegante em linha recta, e veloz, à minha frente. O seu destino era um ramo flexível e despido, onde se pôs a balouçar, quase, aproveitando a pequena réstea de sol que perfurava as nuvens cinzentas, a sul. Punha-se a jeito para não esfriar. Um outro (fêmea?) seguiu-lhe o exemplo, um pouco mais abaixo, na árvore. Nenhum deles cantou, provavelmente, para não gastar energias. As poucas pessoas no largo, ajoujadas de sacos de compras, apressavam, lépidas, o passo, em direcção a casa.
Depois, quando descia a rua, reparei na cameleira floridíssima de branco, até parecia de neve. E, no jardim da esquerda, vi então as estrelízias nas suas pétalas agudas. Pareciam bicos vermelhos de pássaros, desafiando o frio e a chuva.

P.S.: para c. a..

6 comentários:

  1. Não sabia que ainda havia cameleiras floridas. A estrelízia é linda.

    ResponderEliminar
  2. Também eu fiquei surpreendido, Miss Tolstoi.

    ResponderEliminar
  3. Para mim foi um post de saudades. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem, se foi no bom sentido,JAD.

    ResponderEliminar
  5. Tenho ideia que a cameleira é uma das poucas plantas que florescem no inverno. Recordo-me que no jardim da minha mãe havia uma, que resistiu uns anos antes de morrer. São plantas sensíveis,as cameleiras. As estrelízias, pelo contrário, são muito resistentes. E muito belas também. Quanto aos melros, li algures que são aves solitárias e territoriais. Se havia dois na mesma árvore, então deviam ser um casal.

    Grato pelo presente, APS. É muito belo.
    Com muita amizade, aqui ficam os meus votos de Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado. Foi um gosto, e ainda bem que gostou.

    ResponderEliminar