terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Filatelia XII : Selos de Natal


Os correios de Portugal, da Inglaterra e da Alemanha (R.F.A.) tiveram, até finais dos anos 60 do século passado, políticas conservadoras - no bom sentido da palavra - e equilibradas na emissão de séries, anualmente. Uma média entre 4 a 9 séries por ano e cerca de 20 a 30 selos anuais, exceptuando as séries-base, no caso de Portugal.
A partir dos anos 70, a ganância dos Correios disparou. No ano de 1999, os correios de Portugal emitiram cerca de 30 séries, num total de 70 selos, fora os blocos (16) e correlativos. O alvo eram os filatelistas, porque o correio escrito e a correspondência até diminuiu nos últimos anos, por razões que todos conhecem.
Reproduzem-se as imagens dos primeiros selos de correio, dos três países, alusivos ao Natal. Deles, foi a Inglaterra o primeiro país a dedicar, em 1966, uma série de 2 selos, à quadra natalícia. O tema foram desenhos feitos por crianças. Só 8 anos mais tarde, em 1974, a Alemanha (R.F.A.) e Portugal emitiram selos sobre o Natal. A Alemanha, apenas um selo, Portugal com uma série de 3 selos alusivos.
É curioso verificar que, durante a vigência do Estado Novo, nunca houve selos dedicados ao Natal. Que, sendo também uma festa religiosa, só com a República, mais laica, saída do 25 de Abril, teve expressão postal e filatélica. E continua a ter, todos os anos, nesta época. Claro que não é para expressar a liberdade religiosa, mas simplesmente por meros intuitos comerciais...

4 comentários:

  1. Muito giros.
    Dos selos portugueses lembro-me bem.

    ResponderEliminar
  2. Também os acho muitos bonitos, todos eles.
    E os três países são, para mim, os que têm melhor orientação gráfica. Poderia acrescentar a França, que usa ainda o talhe doce que lhes traz um encanto suplementar, muitas vezes.

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui estão dois selos ingleses que devo ter colados em envelopes do tempo em que recebia as tais boas festas vindas de Inglaterra (de que falei no Prosimetron).

    ResponderEliminar
  4. Tenho poucos argumentos, mas alguns para corroborar que os ingleses mantêm a tradição de mandar as boas festas.

    ResponderEliminar